Um homem de 29 anos, foragido da Justiça, foi preso na noite desta sexta-feira (13) ao tentar entrar no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A prisão ocorreu por volta das 20h40 durante a Operação Carnaval, realizada pela Polícia Militar (PM).
O indivíduo tinha um mandado de prisão em aberto por condenação pelo crime de vias de fato. Sua identificação foi feita pelo sistema Muralha Paulista, que emitiu um alerta sobre sua presença no local.
Abordagem e confirmação da prisão
"Durante o monitoramento do fluxo de pessoas nas catracas, os policiais identificaram um homem com características compatíveis com a fotografia consultada, que demonstrava nervosismo e permanecia parado na área de acesso. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem", informou a polícia em nota.
Após a abordagem, os agentes consultaram o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que confirmou a existência do mandado de prisão. O homem foi então conduzido a uma delegacia, onde permaneceu preso.
Sistema de monitoramento em ação
A captura foi possível graças ao sistema de monitoramento e compartilhamento de informações em tempo real entre as forças de segurança. O alerta do Muralha Paulista, com a fotografia do foragido, foi distribuído aos policiais no local, permitindo a identificação precisa.
A Operação Carnaval é realizada anualmente pela PM para garantir a segurança durante os festejos, utilizando tecnologia e reforço no policiamento para identificar e prender pessoas com mandados judiciais em aberto que frequentam grandes aglomerações.