Sistemas inteligentes aliviam congestionamentos em pedágios durante alta temporada
Tecnologias como Free Flow e M-Toll processam pagamentos sem parada, otimizando o fluxo nas estradas.
Milhões de brasileiros que pegam as estradas no fim de ano e início das férias encontram alternativas tecnológicas para reduzir o tempo de espera nas praças de pedágio. Ferramentas como o Free Flow, em operação desde 1º de novembro em rodovias paulistas da concessionária Nova Litoral, e o sistema M-Toll são projetados para evitar a formação de longas filas.
Esses recursos digitais permitem o pagamento, a categorização do veículo e a liberação sem a necessidade de o motorista parar em cabines físicas. A implementação visa otimizar o tempo de viagem e melhorar a fluidez do tráfego em trechos concessionados.
Free Flow usa IA para monitorar tráfego em tempo real
O sistema Free Flow é baseado em Inteligência Artificial e Machine Learning. Ele monitora continuamente a formação de filas e o fluxo de veículos, identificando padrões de movimento. Com base nessa análise, ajusta a operação das praças de forma autônoma.
“Esse mecanismo analisa, de forma contínua, a formação de filas e o fluxo das estradas”, descreve a reportagem de referência. O monitoramento em tempo real gera alertas automáticos, permitindo respostas rápidas das equipes operacionais no local.
M-Toll, o "papa-filas", processa transações digitalmente
Conhecido como “papa-filas”, o M-Toll realiza todo o processo de forma digital. “A partir disso, será possível processar as transações sem a necessidade, por exemplo, de direcionar o tráfego para as cabines fixas do pedágio”, explica o material.
A tecnologia é integrada ao sistema de perfilometria Eagle Scan, que faz a leitura automática do tipo e modelo do veículo. Essa integração oferece uma otimização do tempo ao motorista, mediante um pagamento rápido da tarifa.
Outras alternativas para fluidez nas rodovias
Além desses sistemas específicos, os sistemas inteligentes de tráfego funcionam como uma meta-solução. Eles otimizam o fluxo com monitoramento em tempo real via CFTV, sensores e centros de controle, fornecendo informações dinâmicas sobre as condições do tráfego.
Outra ferramenta consolidada é o Sem Parar, um sistema de pagamento automático via TAG colada no para-brisa. A TAG se comunica com antenas nas praças, debitando o valor da conta cadastrada e permitindo a passagem sem paradas.
A adoção dessas tecnologias representa um avanço na gestão do tráfego em períodos de alta demanda, como feriados prolongados e férias. A expectativa das concessionárias é que a automação reduza significativamente os engarrafamentos históricos nos acessos a regiões turísticas.
Deixe seu Comentário
0 Comentários