O avanço de uma massa de ar seco mantém o tempo estável na maior parte do Brasil nesta sexta-feira (11), com sol e poucas nuvens em regiões do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e parte da Norte. Segundo o Climatempo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas do interior paulista, Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, sul do Pará e sudeste do Amazonas.
Níveis críticos de umidade
As condições mais severas são esperadas no norte do Mato Grosso, Pará, noroeste e extremo sul do Mato Grosso do Sul, onde os índices podem cair abaixo de 20% - patamar que caracteriza estado de alerta segundo a Organização Mundial da Saúde. "Esses níveis exigem cuidados redobrados com hidratação e atividades ao ar livre", alerta o meteorologista José Coutinho.
Chuvas no Nordeste e instabilidade no Norte
Enquanto isso, o litoral do Espírito Santo e sul da Bahia registram pancadas de chuva isoladas. Entre Alagoas e Paraíba, há previsão de precipitações intensas com risco de temporais, causados por ventos úmidos oceânicos e circulação atmosférica em baixos níveis.
Na região Norte, Amazonas, Roraima e Amapá enfrentam tempo instável, com temporais mais fortes no período da tarde. Já o Sul do país mantém tempo firme, porém com frio matinal e possibilidade de geada isolada na serra catarinense.
Frio e nevoeiro nas capitais
As madrugadas geladas se estendem a São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A formação de nevoeiro é possível em áreas entre as regiões Sul e Sudeste, incluindo as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Especialistas recomendam atenção especial a grupos de risco como idosos e crianças, além de evitar exercícios físicos entre 10h e 16h nas áreas mais afetadas pela secura do ar.
Deixe seu Comentário
0 Comentários