Calor e umidade elevam risco de temporais em várias regiões do Brasil nesta quinta
Instabilidades podem provocar chuvas fortes e rajadas de vento, com alerta para o Sul, Sudeste e partes do Norte e Nordeste.
O calor intenso combinado com alta umidade do ar deve resultar em pancadas de chuva em diversas áreas do Brasil nesta quinta-feira (15), conforme previsão da agência Climatempo. Em algumas regiões, as chuvas podem ser fracas, enquanto em outras há risco de temporais com volumes elevados e rajadas de vento.
A situação meteorológica é influenciada por uma frente fria que se aproxima do Sul do país e pela persistência de instabilidades em outras áreas. As temperaturas seguem altas em vários estados, agravando as condições para a formação de tempestades.
Sul tem risco de temporais e chuva se espalha à noite
A região Sul deve registrar as chuvas mais fortes ao longo do dia, com risco de temporais no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo permanece firme na maior parte do dia, mas com a aproximação da frente fria, pancadas de chuva são esperadas no fim da noite e na madrugada de sexta-feira (16).
No litoral Sul gaúcho, a chuva aparece fraca, enquanto na Serra Gaúcha há possibilidade de pancadas intensas.
Sudeste enfrenta calor e chance de temporais à tarde
A quinta-feira no Sudeste começa com chuva fraca no norte, nordeste e litoral sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. A previsão é de intensificação entre o final da manhã e início da tarde em São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais.
Há risco de temporais com volumes elevados no leste e nordeste paulista, sul de Minas e Rio de Janeiro. As temperaturas seguem elevadas no litoral, interior e leste paulista e no sul mineiro. No Rio de Janeiro e Belo Horizonte, há sol pela manhã, mas com possibilidade de chuva à tarde e noite.
Centro-Oeste e Nordeste com instabilidades isoladas
No Centro-Oeste, pancadas isoladas são esperadas em áreas de Mato Grosso e no sudeste de Goiás. Ao longo do dia, com o aumento das instabilidades, a chuva deve aparecer de forma moderada a forte em boa parte de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no noroeste de Mato Grosso e no sudeste goiano. O restante da região deve ter tempo firme.
No Nordeste, há chance de chuva fraca no litoral, no Ceará e no Maranhão. As instabilidades persistem na faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia e aumentam no Maranhão, Ceará, norte do Piauí, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde a chuva pode ocorrer de forma moderada a forte.
Norte tem previsão de chuva forte e temporais
Desde as primeiras horas desta quinta, a região Norte tem previsão de chuva forte no Amazonas, metade sul de Roraima, Acre e áreas do Pará. Em Rondônia e no norte e oeste do Tocantins, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte.
Há risco de temporais no oeste da Região Norte, além do leste do Amazonas e oeste do Pará. No Amapá, o tempo segue instável por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que deve ocasionar temporais no norte do estado.
As condições devem ser monitoradas ao longo do dia devido ao potencial para eventos climáticos severos. A Climatempo recomenda atenção a alertas locais das defesas civis, especialmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.
Deixe seu Comentário
0 Comentários