Publicidade

Uma chuva intensa atingiu a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo na tarde desta segunda-feira (16), feriado de Carnaval, provocando alagamentos generalizados e interrupções no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a concessionária Enel, o pico de desabastecimento atingiu 90.707 unidades consumidoras às 18h54.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu estado de atenção para alagamentos entre 16h30 e 19 horas. A Defesa Civil estadual também emitiu alerta severo às 16h34 para chuvas fortes, rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Impactos na Capital e em Guarulhos

Publicidade

Na capital, os bairros com maiores acumulados de chuva foram São Miguel Paulista (40,2mm), Santana/Carandiru (34,0mm) e Pirituba (33,8mm). Alagamentos foram registrados em vias como a Avenida Benedito Andrade, na Zona Norte, e a Avenida Jules Rimet, na Zona Oeste.

Em Guarulhos, a situação foi ainda mais crítica. A prefeitura local informou que, em apenas 30 minutos, choveu o volume equivalente a todo o mês de fevereiro, com alguns bairros registrando até 60 milímetros. Mais de dez pontos de alagamento foram contabilizados, incluindo as avenidas Salgado Filho e Monteiro Lobato.

"A Defesa Civil seguirá atuando na chuva mais intensa dos últimos dois anos em Guarulhos", afirmou a administração municipal em comunicado.

Quedas de Árvores e Lentidão

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo informou que, entre 6h e 18h, as equipes da Defesa Civil atenderam seis ocorrências de queda de árvores. Não houve registros de desabamentos ou deslizamentos.

O trânsito também foi afetado, com a cidade registrando 95 quilômetros de lentidão às 17h, que se dissipou nas horas seguintes.

Melhora no Fornecimento e Previsão

O fornecimento de energia começou a ser restabelecido ao longo da noite. Às 21h40, o número de imóveis sem energia caiu para 43.086, sendo 35.628 na capital.

Segundo o CGE, as instabilidades perderam força no início da noite, restando apenas chuva fraca em áreas do extremo da Zona Leste. Não há expectativa de chuva significativa para as próximas horas. O órgão também informou que fevereiro acumulou, até o momento, 129,3mm de chuva, o que representa 59,5% da média histórica para o mês, que é de 217,2mm.