Ciclone extratropical se forma no fim de semana entre Argentina e Uruguai
Sistema de baixa pressão deve trazer instabilidade e risco de temporais isolados para a região Sul do Brasil.
Um ciclone extratropical deve se formar entre a Argentina e o Uruguai entre esta sexta-feira (09) e domingo (11), avançando pela região do Rio da Prata. De acordo com análise da empresa de meteorologia MetSul, o sistema trará aumento da instabilidade e risco de temporais isolados para os três estados da região Sul do Brasil.
A formação do ciclone ocorre pelo contraste entre massas de ar quente e frio, mas a ausência de ar frio mais intenso limitará sua força. O fenômeno será de curta duração e menor dimensão, diferente dos ciclones extratropicais tradicionais.
Trajetória e intensificação do sistema
A baixa pressão começa a se intensificar na sexta-feira (09) sobre o norte e nordeste da Argentina, avançando para o Uruguai com chuva forte e tempestades severas. No sábado (10), o sistema se aprofunda na região do Rio da Prata e no sul do Uruguai, próximo a Montevidéu, originando o ciclone com pressão central próxima de 997 hPa.
No domingo (11), o ciclone inicia deslocamento para leste, em direção ao oceano ao sul do Rio Grande do Sul, enfraquecendo rapidamente. Como o sistema não deve atravessar o Sul do Brasil, seus efeitos na região serão secundários, relacionados principalmente à queda da pressão atmosférica e à presença de ar quente.
Impactos no Sul do Brasil
Entre sexta-feira e domingo, a região Sul terá períodos de sol com nuvens e formação de áreas de chuva forte em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais isolados acompanhados de vento e granizo.
No sábado, o padrão se mantém com o avanço de uma frente fria associada ao ciclone, elevando a possibilidade de chuva forte isolada e tempestades localizadas. Modelos indicam vento forte localizado no Rio Grande do Sul até sábado, mas associado a temporais de curta duração.
No domingo, a frente leva chuva ao norte e nordeste do Rio Grande do Sul no início do dia e, ao longo do dia, a Santa Catarina e ao Paraná, podendo ser forte em alguns pontos. Na maior parte do território gaúcho, o tempo melhora ao longo do domingo, com sol aparecendo.
Sem repetição de evento extremo
A MetSul informa que não há possibilidade de repetição do evento climático extremo registrado no estado de São Paulo em dezembro. Temporais isolados também podem ocorrer no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, mas com efeitos indiretos e sem relevância significativa ligada a este sistema específico.
O fenômeno, portanto, embora traga instabilidade, não apresenta características para gerar um evento de grande impacto ou duração prolongada na região Sul do país.
Deixe seu Comentário
0 Comentários