CNU 2025 aplica prova discursiva decisiva para 42,4 mil candidatos neste domingo
Etapa com diferentes formatos para níveis superior e intermediário define a nota final ponderada do concurso público.
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 realiza sua prova discursiva neste domingo (7). O exame, considerado decisivo para a seleção, reunirá 42,4 mil candidatos em todos os estados brasileiros, que concorrem a 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal.
A avaliação será aplicada no mesmo dia para todos os blocos temáticos, mas com formatos distintos conforme o nível da vaga. Para cargos de nível superior, os candidatos responderão a duas questões discursivas, cada uma limitada a 30 linhas. Já para o nível intermediário, a prova consiste em uma redação dissertativo-argumentativa, também com até 30 linhas.
Conforme estabelecido no edital, a banca examinadora exigirá dos participantes clareza, objetividade e domínio da norma culta da língua portuguesa. A etapa é crucial porque a nota da discursiva será integrada à Nota Final Ponderada, que atribui pesos diferentes para cada fase do certame e pode elevar significativamente a classificação final.
Critérios de avaliação e horários
Nos cargos de nível superior, metade da pontuação das respostas discursivas dependerá do domínio técnico do conteúdo específico, enquanto a outra metade avaliará aspectos formais da escrita. Para o nível intermediário, a avaliação priorizará a capacidade de argumentação e a qualidade textual dos candidatos.
Os portões de todos os locais de aplicação serão fechados pontualmente às 12h30. A prova para nível superior terá duração de três horas, das 13h às 16h. Para o nível intermediário, a duração será de duas horas, das 13h às 15h. É obrigatório que os candidatos permaneçam no local da prova por, no mínimo, uma hora.
O que levar e o que é proibido
O edital do CNU torna obrigatório levar para a sala de prova um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
É recomendado que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição e uma garrafa de água transparente e sem rótulo. Não é permitido o uso de boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, óculos escuros, protetor auricular ou qualquer dispositivo eletrônico, como celulares e smartwatches.
O CNU, iniciativa do governo federal, busca otimizar a seleção para o serviço público, unificando a aplicação de provas para diversos órgãos. O resultado desta etapa discursiva será fundamental para definir os aprovados que assumirão as vagas ofertadas.
Deixe seu Comentário
0 Comentários