Dois bebês são intoxicados por fórmulas infantis da Nestlé no Distrito Federal
Casos ocorreram após recolhimento global de lotes contaminados com toxina perigosa; saúde das crianças evolui bem.
Dois bebês, com cerca de um ano de idade, foram intoxicados após consumirem fórmulas infantis da marca Nestlé no Distrito Federal. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do DF na terça-feira, 13 de agosto. As crianças apresentaram vômitos persistentes e diarreia após a ingestão do produto.
O incidente ocorre uma semana após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir a venda, distribuição e uso de lotes específicos desses produtos. A medida seguiu um recolhimento voluntário global feito pela multinacional em mais de 30 países, devido ao risco de contaminação pela toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Produtos afetados e ação das autoridades
De acordo com a Anvisa, os itens impactados pela proibição são das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, explicou que os bebês consumiram produtos comprados antes do recolhimento.
“Os pais devem conferir se possuem o produto dos lotes contaminados. A lista está disponível no site da empresa, que oferece o suporte e oferece até um novo produto ao consumidor”, disse Olivé em nota. A secretaria informou que, após a identificação dos lotes, as famílias suspenderam o consumo e a saúde dos pacientes está evoluindo bem.
Monitoramento e responsabilização
O órgão notificou drogarias, estabelecimentos de saúde e pontos de comercialização no DF sobre o caso. A Anvisa alerta que, caso seja constatada a venda do item recolhido, o estabelecimento também será responsabilizado, conforme a legislação sanitária vigente.
O recolhimento global foi iniciado pela Nestlé após a descoberta da possível contaminação, que pode causar intoxicação alimentar. A toxina cereulide é conhecida por provocar náuseas, vômitos e, em casos graves, pode levar a complicações de saúde.
Próximos passos e orientações
As autoridades sanitárias reforçam o alerta para que todas as famílias verifiquem os lotes dos produtos Nestlé em casa. A empresa mantém um canal de atendimento para troca dos itens afetados. A Secretaria de Saúde do DF e a Anvisa continuam monitorando a situação para evitar novos casos.
Deixe seu Comentário
0 Comentários