Boletim Diário

Ex-presidente Jair Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral em Brasília

Médico confirma quadro após exames antecipados devido a mal-estar durante evento em Goiás; tratamento já foi iniciado.

Ex-presidente Jair Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral em Brasília
Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com pneumonia viral neste sábado (21) após realizar exames no Hospital DF Star, em Brasília. O quadro foi confirmado pelo cirurgião Claudio Birolini, que acompanha o ex-mandatário, durante coletiva à imprensa na saída do hospital.

Bolsonaro passou mal na sexta-feira (20) durante evento em Goiás, quando interrompeu a agenda apresentando crises de soluços e vômitos. O ex-presidente relatou chegar a vomitar até 10 vezes por dia antes de retornar à capital federal para avaliação médica.

Exames antecipados

Os procedimentos, que incluíram análises de sangue, urina e tomografia, estavam originalmente agendados para segunda-feira (23). "Inclusive, eram para ter sido realizados há duas semanas, quando ocorreu todo aquele julgamento", explicou Birolini, referindo-se ao depoimento de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes no STF no dia 10.

Segundo o médico, o quadro não exige internação por já estar "em fase de resolução". O tratamento foi iniciado com antibióticos e incluiu a instalação de um monitor de pressão arterial, devido a episódios anteriores de hipertensão.

Sintomas persistentes

Bolsonaro relatou aos repórteres crises recorrentes de soluços: "É uma crise que dura, às vezes, até uma semana de soluço, 24 horas por dia". O ex-presidente afirmou estar há 24 horas sem o sintoma no momento da alta hospitalar, mas reconheceu sentir-se "um pouco tonto".

O ex-mandatário mencionou ainda ter passado por sete cirurgias, incluindo uma desobstrução intestinal em abril deste ano. "A idade pesa bastante na gente", comentou sobre seu estado de saúde.

Próximos passos

Apesar do diagnóstico, a equipe médica afirmou que Bolsonaro mantém a expectativa de participar do ato marcado para 29 de junho na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento é divulgado como protesto contra ações do STF.

O ex-presidente foi orientado a reduzir o ritmo de atividades, mas segue com agenda pública. "Já estô quase me acostumando a essa rotina", declarou ao deixar o hospital.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.