A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está substituindo a pintura externa de sua frota de aeronaves presidenciais e VIP pelas cores preferidas do ex-presidente Donald Trump. A informação foi divulgada pela rede de televisão CBS News.
O novo esquema de cores abrange os jatos designados como Air Force One, além de outras aeronaves da frota executiva. As tradicionais cores azul e branco, uma referência ao governo de John F. Kennedy na década de 1960, estão sendo trocadas por azul marinho escuro, vermelho intenso e dourado.
Alteração abrange múltiplas aeronaves
A mudança não se restringe ao principal avião presidencial. Segundo a CBS News, a nova pintura também está sendo aplicada em outras aeronaves, incluindo o novo Boeing 747-8i adquirido do Catar e os jatos do modelo C-32.
Os C-32, versões militares do Boeing 757, são utilizados para transportar autoridades como a primeira-dama ou altos funcionários do gabinete presidencial, compondo a frota executiva auxiliar.
Contexto histórico da frota presidencial
O esquema de cores azul e branco, agora substituÃdo, foi instituÃdo durante a administração Kennedy e tornou-se um sÃmbolo visual da presidência americana por mais de seis décadas. A alteração para as cores associadas a Trump marca uma ruptura significativa com essa tradição estabelecida.
A frota aérea executiva é operada pelo 89º Airlift Wing, baseado na Joint Base Andrews, em Maryland, sendo responsável pelo transporte seguro e confiável do presidente, vice-presidente e outras altas autoridades dos EUA.