Frente fria provoca temporais e ventos fortes em várias regiões do Brasil
Instabilidade atinge desde o Sul até o Norte do país, com risco de chuvas intensas e queda na umidade do ar no Nordeste.
Uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil e outros sistemas atmosféricos provocam temporais e ventos fortes em diversas regiões do país nesta quinta-feira (8). A instabilidade, prevista pelo Climatempo, atinge desde o Rio Grande do Sul até o Pará, enquanto partes do Nordeste registram umidade do ar abaixo de 20%.
No Sul, a frente fria avança rapidamente pela costa gaúcha, mantendo tempo instável desde a madrugada em Porto Alegre e no litoral do estado. As chuvas devem avançar para o norte gaúcho, sul de Santa Catarina e, gradualmente, para o Paraná ao longo do dia.
Risco de temporais no Sul e Sudeste
Há risco de temporais na Serra Gaúcha e no leste catarinense. No sul e sudeste do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem atingir 70 km/h.
Na região Sudeste, a umidade remanescente da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o alerta para chuva forte. O interior e o nordeste paulista, além do sul de Minas Gerais, estão em alerta para temporais entre a tarde e a noite.
Na cidade de São Paulo, o sol aparece pela manhã, mas a temperatura chega aos 31 °C com chuva isolada no fim do dia. No Rio de Janeiro, a chuva deve ser mais forte no extremo sul, enquanto o norte fluminense e a Região dos Lagos registram ventos de até 50 km/h.
Instabilidade no Centro-Oeste e Norte
Mato Grosso e Goiás têm previsão de chuva forte com risco de temporais, especialmente ao norte. Em Mato Grosso do Sul, uma área de baixa pressão no Paraguai intensifica as instabilidades, embora o oeste do estado ainda registre umidade relativa do ar abaixo de 30%.
No Norte do país, a instabilidade atinge Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e grande parte do Pará, com chuva moderada a forte e risco de temporais. No leste do Pará e norte do Tocantins há possibilidade de volumes de chuva mais elevados. Em Roraima, o clima segue mais aberto.
Nordeste com dois cenários distintos
A região Nordeste apresenta situações opostas. Chuvas de intensidade moderada atingem a faixa entre a Bahia e a Paraíba, com maior destaque para Sergipe e Alagoas. No Maranhão, há risco de temporais no extremo oeste.
Em Pernambuco, há possibilidade de chuvas rápidas na Região Metropolitana do Recife. Enquanto isso, o Sertão permanece com tempo seco e calor intenso. Em áreas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a umidade relativa do ar pode cair para abaixo de 20%.
O avanço da frente fria e a interação com outros sistemas de baixa pressão e alta umidade são os responsáveis pelo quadro de instabilidade generalizada em quase todo o território nacional nesta quinta-feira.
Deixe seu Comentário
0 Comentários