Frente fria provoca temporais no Sudeste e chuvas fortes no Centro-Oeste
Instituto emite alertas de perigo para tempestades em quatro estados, com ventos que podem chegar a 100 km/h.
Uma frente fria que atua sobre o Brasil nesta semana provocou temporais no Sudeste e chuvas fortes no Centro-Oeste nesta quarta-feira (3). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para tempestade em quase todo o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, que está sob três avisos.
Segundo meteorologistas do Climatempo, as instabilidades foram intensificadas por uma nova frente fria associada a uma baixa pressão na costa. Enquanto isso, o calor intenso seguiu predominando no Nordeste e em partes das regiões Sul e Centro-Oeste.
Alerta para temporais no Sudeste
No Sudeste, as chuvas começaram cedo e se espalharam ao longo do dia, com risco de volumes de até 100 milímetros por dia e ventos intensos que podem alcançar 100 km/h. As áreas de maior risco incluem o interior do Rio de Janeiro, a Zona da Mata Mineira e o sudoeste do Espírito Santo.
O calor ainda apareceu à tarde no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e em partes do Espírito Santo. O Inmet mantém os alertas para a região devido à persistência das condições para tempestades.
Instabilidades fortes no Centro-Oeste
As instabilidades continuaram fortes no Centro-Oeste. Choveu desde cedo no norte, oeste e interior de Mato Grosso, no sul e centro de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul. A umidade vinda da Amazônia manteve pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais nos três estados.
A chuva perdeu força à noite, mas ainda pode cair de forma isolada. O calor seguiu predominando, especialmente nas áreas centrais da região.
Previsão para as demais regiões
No Sul, o tempo se manteve mais firme na maior parte da região. O litoral registrou chuva fraca por influência marítima, enquanto o leste do Paraná e de Santa Catarina teve precipitações moderadas a fortes. As temperaturas caíram no Rio Grande do Sul, sobretudo nas serras gaúcha e catarinense.
No Nordeste, o dia começou com chuva de fraca a moderada no interior do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com possibilidade de ganhar força à tarde. Na faixa litorânea entre Salvador e o Rio Grande do Norte, além do Ceará, as chuvas foram rápidas e fracas. O tempo permaneceu firme com calor intenso nas demais áreas.
No Norte, as instabilidades seguiram ativas, com pancadas de chuva desde cedo que ganharam força ao longo do dia no Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, sul e sudoeste do Pará e extremo sudoeste do Tocantins, também com risco de temporais. O tempo ficou mais firme no Amapá e no nordeste e noroeste do Pará.
Os meteorologistas monitoram a evolução do sistema para os próximos dias, enquanto os alertas do Inmet permanecem vigentes para as áreas de maior risco no Sudeste e Centro-Oeste.
Deixe seu Comentário
0 Comentários