Inmet emite alerta de perigo por onda de calor que atinge oito estados
Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, com risco à saúde da população.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo por uma onda de calor que atinge oito estados brasileiros. O aviso, válido desde as 15h de segunda-feira (23), segue até as 18h da próxima sexta-feira (26). Durante este período, as temperaturas devem ficar até 5°C acima da média para a época.
A onda de calor abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, além de parte do norte do Paraná, do sul de Goiás, do Leste do Mato Grosso do Sul e do extremo leste de Santa Catarina. O Inmet alerta que as altas temperaturas podem oferecer riscos à saúde da população.
Causas do fenômeno
De acordo com análise da empresa MetSul Meteorologia, as temperaturas excepcionalmente altas estão sendo causadas por um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN). Este sistema atua sobre o Centro-Sul do Brasil, reduzindo drasticamente a instabilidade e inibindo a formação de chuvas na maior parte do Sudeste, o que favorece o aquecimento intenso e prolongado.
Recordes de temperatura
Como consequência do fenômeno, a cidade de São Paulo registrou o Natal mais quente em 65 anos. Dados da MetSul apontam que a temperatura na capital paulista atingiu 39,9°C na quinta-feira (25). Segundo a empresa, esta foi a temperatura mais alta registrada em 2025 até o momento e também o dia mais quente para um mês de dezembro em mais de 80 anos de medições regulares.
O alerta laranja do Inmet, de nível "Perigo", é o segundo mais grave em uma escala de três. Ele indica situação meteorológica de risco, com possibilidade de danos à saúde, como desidratação, exaustão pelo calor e até mesmo insolação. A Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol nos horários mais críticos, entre 10h e 16h, aumente a ingestão de líquidos e redobre a atenção com crianças e idosos.
Deixe seu Comentário
0 Comentários