Linha 6-Laranja do Metrô de SP inicia operação gratuita na próxima semana
Primeiro trecho terá seis estações e funcionamento assistido entre 10h e 15h, sem cobrança de tarifa.
O Governo do Estado de São Paulo entregará o primeiro trecho da Linha 6-Laranja do Metrô na próxima semana. A operação inicial será gratuita, com funcionamento assistido e horários reduzidos, das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Durante este período, os trens circularão com condutores e apenas duas composições no sistema Shuttle, que opera com um trem em cada via. O intervalo médio entre as partidas será de 19 minutos. Futuramente, a condução será autônoma e mais trens serão incorporados à frota.
Estações e integração
O trecho inicial conta com seis estações: João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes. Cada uma possui mais de uma entrada e saída, mas, na inauguração, apenas um acesso por estação estará disponível, sinalizado por comunicação visual.
A Estação Água Branca permitirá a integração com a Linha 7-Rubi da CPTM. Embora o acesso às plataformas do metrô seja gratuito, a conexão com o trem metropolitano será paga.
Projeto completo e redução de tempo
Quando finalizada, a Linha 6-Laranja ligará a Estação Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital. O trajeto, que hoje leva 1h30, será reduzido para 23 minutos. A linha também terá conexão com a Linha 4-Amarela (Estação Higienópolis) e a Linha 1-Azul (Estação São Joaquim).
Conhecida como "Linha das Universidades", a obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) do Governo de São Paulo com a concessionária Linha Uni. O contrato tem valor de R$ 19 bilhões.
Próximas etapas
Ainda em 2025, o governo pretende inaugurar mais duas estações: Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, ampliando o alcance da linha na Zona Norte.
Deixe seu Comentário
0 Comentários