A Meta está testando um aplicativo independente para o "Vibes", confirmou a empresa ao site de tecnologia TechCrunch nesta quinta-feira. Lançado em setembro do ano passado, o Vibes permite criar e compartilhar vídeos de curta duração gerados por inteligência artificial e acessar um feed dedicado que exibe vídeos de IA de outros usuários.
A experiência, até agora disponível apenas dentro do aplicativo Meta AI, será oferecida como um produto separado. A mudança posiciona o Vibes como um concorrente mais direto do Sora, o aplicativo de vídeo e rede social com conteúdo gerado por IA da OpenAI, que foi lançado pouco depois do produto da Meta.
Foco na experiência do usuário
“Após a forte tração inicial do Vibes dentro do Meta AI, estamos testando um aplicativo independente para aproveitar esse momento”, disse a Meta em comunicado por e-mail. A empresa afirma que os usuários estão cada vez mais aderindo ao formato para criar, descobrir e compartilhar vídeo gerado por IA com amigos.
O aplicativo independente fornece um ambiente dedicado para essa experiência, oferecendo às pessoas um ambiente mais focado e imersivo, complementa a nota. A Meta diz que expandirá o aplicativo com base no que aprender com a comunidade. A notícia foi reportada inicialmente pelo site Platformer.
Modelo de negócios e funcionalidades
A Meta não compartilha números específicos, mas alega que o Vibes tem performado bem, com o uso do Meta AI crescendo de forma constante desde seu lançamento. A gigante da tecnologia também observa que, embora os usuários se envolvam com o conteúdo no Meta AI, um aplicativo independente permite uma experiência mais focada para criação e engajamento.
O Vibes permite que os usuários gerem um vídeo do zero ou remixem um vídeo que veem em seu feed. Antes de publicar, é possível adicionar novos visuais, incluir música em camadas e ajustar estilos. O vídeo pode então ser postado diretamente no feed do Vibes, enviado por mensagem direta a outros ou compartilhado nos Stories e Reels do Instagram e Facebook.
A empresa destaca que a colaboração e o compartilhamento estão em alta, com muitos vídeos do Vibes sendo enviados por mensagem a amigos, um comportamento que espelha o uso dos Reels.
Futuro com assinaturas premium
É importante notar que a Meta informou ao TechCrunch na semana passada que, além de testar novas assinaturas premium no Facebook, Instagram e WhatsApp, vai explorar assinaturas para recursos de IA, incluindo o Vibes.
Embora o Vibes tenha sido gratuito desde seu lançamento, a Meta planeja oferecer acesso freemium à criação de vídeos, com a opção de assinar para desbloquear oportunidades adicionais de criação por mês. A Meta planeja lançar esses testes de assinatura nos próximos meses.