Mundo

Ponte desaba sobre trem na Rússia e deixa 7 mortos e 30 feridos

Estrutura rodoviária colapsou sobre composição ferroviária próximo à fronteira com a Ucrânia, segundo autoridades locais.

Ponte desaba sobre trem na Rússia e deixa 7 mortos e 30 feridos
Reprodução

Pelo menos sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste sábado (31/05/2025) quando uma ponte rodoviária desabou sobre uma linha férrea no oeste da Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia. O incidente ocorreu no trajeto entre as cidades de Klimovo e Moscou, distantes cerca de 600 km.

De acordo com o serviço ferroviário de Moscou, a ponte cedeu devido a "interferência ilegal nas operações de transporte". Caminhões que trafegavam pela estrutura caíram junto com os destroços, atingindo os vagões que passavam abaixo.

Detalhes do acidente

Imagens divulgadas pelo Gabinete da Procuradoria de Transportes de Moscou mostram vagões descarrilados e o vão completo da ponte destruído. Testemunhas relataram à BBC que bombeiros trabalharam por horas para resgatar vítimas dos escombros.

Os feridos foram encaminhados para hospitais da região de Bryansk. Entre as vítimas estão passageiros do trem e motoristas dos caminhões envolvidos no desastre. As autoridades não confirmaram as nacionalidades dos atingidos.

Investigação em andamento

Uma força-tarefa foi formada para apurar as causas exatas do colapso estrutural. Especialistas em transporte ouvidos pela agência TASS descartaram inicialmente problemas climáticos, já que não havia registros de condições climáticas adversas na região.

O trem afetado fazia a rota regular entre Klimovo e a capital russa. A ponte desabada tinha 32 anos de uso e passou por sua última inspeção em março de 2024, conforme registros do Ministério dos Transportes.

Contexto regional

A região de Bryansk, onde ocorreu o acidente, foi palco de vários incidentes desde o início da guerra na Ucrânia em 2022. Em fevereiro de 2023, um ataque similar danificou outra ponte ferroviária na área, atribuído por Moscou a "sabotadores ucranianos".

As autoridades locais reforçaram a segurança em infraestruturas críticas após o incidente. O governador de Bryansk, Alexander Bogomaz, declarou estado de alerta nos sistemas de transporte da região.

Comentários desativados para este post.
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.