Boletim Diário

São Paulo registra variação de -0,7°C a 32°C em menos de 24 horas

Massa de ar quente substitui frente fria e causa amplitude térmica recorde em diversas cidades do estado.

São Paulo registra variação de -0,7°C a 32°C em menos de 24 horas
Reprodução

O estado de São Paulo viveu uma das maiores variações térmicas já registradas nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), com temperaturas saltando de negativas para acima dos 30°C em menos de 24 horas. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno ocorreu devido à substituição de uma massa de ar polar por uma corrente quente vinda do Centro-Oeste.

Na capital paulista, a estação do Centro de Gerenciamento de Emergências em Parelheiros registrou -0,7°C na madrugada de quarta-feira, a menor temperatura do ano na região. Já na quinta-feira, os termômetros marcaram 27°C no Mirante de Santana e 27,3°C em Interlagos - valores próximos das médias históricas para novembro.

Interior tem amplitudes ainda maiores

No interior, as variações foram ainda mais extremas: Rancharia passou de -1,7°C para 30,6°C, enquanto Presidente Prudente registrou salto de 7°C para 30°C. Outros municípios como Dracena (4,7°C a 30,3°C), Valparaíso (2,5°C a 31,2°C) e José Bonifácio (1,4°C a 31,6°C) também tiveram amplitudes superiores a 25 graus.

Fenômeno meteorológico explica variação

Especialistas explicam que o rápido aquecimento ocorreu devido à combinação de três fatores: saída da massa de ar polar para o oceano, entrada de ar quente e seco do Centro-Oeste e baixa umidade relativa do ar. "Com o céu limpo após o frio intenso, o calor se instalou rapidamente", explicou a MetSul em boletim.

Segundo o órgão, as temperaturas devem se estabilizar nos próximos dias, mas ainda com grandes diferenças entre as mínimas noturnas e máximas diurnas, típicas do inverno paulista.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.