O Cine Brasília recebe nos dias 20 e 21 de junho a 5ª edição do CineFestival Internacional de Ecoperformance (IEFF), com exibição gratuita de 44 curtas-metragens de 24 países. O evento, que tem curadoria das artistas Maura Baiocchi e Mônica Bernardes, propõe reflexões sobre as relações entre arte, natureza e emergência climática.
As obras selecionadas abrangem diversos gêneros, incluindo documentário, performance, animação e ficção, com temáticas que conectam corpo, território e ancestralidade. O festival ocorrerá em quatro sessões diárias (14h, 16h, 18h e 20h), com versão online programada para 4 a 6 de julho no YouTube.
Destaques da programação
Entre as produções internacionais selecionadas estão "Madame Margaux" (Singapura), que aborda memória e natureza urbana; "Dijî Jibîrkirinê" (EUA/Curdistão), sobre resistência cultural em zonas de conflito; e "We Are All Dogs" (Irã), que questiona a desconexão humana com a natureza. O Brasil está representado por obras como "O Fazedor de Mirantes" e "Mar de Dentro", esta última explorando relações eco-eróticas entre corpos e água.
Competição e premiações
Os filmes concorrem em quatro categorias principais: Ecopoéticas, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário. O festival inclui ainda o Environmental Dance Prize, prêmio internacional para obras que integram dança e meio ambiente, oferecido pela companhia alemã Christoph Winkler.
"Buscamos fortalecer narrativas que colocam o corpo e a natureza no centro como forma de resistência à crise climática", explica Maura Baiocchi, idealizadora do conceito de ecoperformance. A programação completa está disponível no site oficial do festival.
Deixe seu Comentário
0 Comentários