A apresentadora da NBC Savannah Guthrie, de 52 anos, fez um apelo direto em vídeo nas redes sociais neste sábado (data da referência) pelo retorno de sua mãe, Nancy Guthrie, de 84 anos, desaparecida desde o último domingo. Sentada entre seus dois irmãos, a âncora veterana de quase três décadas declarou que a família recebeu uma "mensagem" e está disposta a pagar pelo retorno seguro da idosa. "Recebemos sua mensagem e entendemos", disse Guthrie. "Imploramos agora que devolva nossa mãe para que possamos celebrar com ela. Esta é a única maneira de termos paz. Isto é muito valioso para nós, e nós pagaremos."
Nancy Guthrie foi vista pela última vez em sua casa, localizada nos arredores de Tucson, no Arizona. Autoridades do Departamento do Xerife do Condado de Pima e do FBI confirmaram que sangue pertencente à idosa foi encontrado na varanda da residência, e a câmera da campainha havia sido desconectada, privando os investigadores de uma evidência crucial. A filha destacou que a saúde da mãe é "frágil" e requer medicação diária.
Investigação em andamento com possíveis resgates
As autoridades estão investigando ativamente o caso, que pode envolver sequestro ou abdução. Em comunicado na sexta-feira (véspera do vídeo), o Departamento do Xerife do Condado de Pima e o FBI afirmaram estar cientes de uma nova mensagem relacionada a Nancy Guthrie. "Investigadores estão examinando ativamente as informações fornecidas na mensagem para verificar sua autenticidade", escreveu o departamento do xerife. Um porta-voz do FBI disse que a agência não tinha informações adicionais para fornecer.
Há relatos de múltiplas notas de resgate. Agentes federais prenderam na quinta-feira um homem da Califórnia, acusando-o de enviar uma nota de resgate falsa para a família Guthrie. Até o momento, as autoridades não identificaram um suspeito específico pelo desaparecimento.
Apelos anteriores e exigência por prova de vida
Em um vídeo anterior, postado na quarta-feira, Savannah Guthrie já havia feito um apelo emocionado, demonstrando cautela em meio à desinformação. "Estamos prontos para conversar. No entanto, vivemos em um mundo onde vozes e imagens são facilmente manipuladas", disse a jornalista. "Precisamos saber, sem sombra de dúvida, que ela está viva e que você a tem. Queremos ouvir de você e estamos prontos para ouvir. Por favor, entre em contato conosco."
No vídeo mais recente, Guthrie não identificou um indivíduo específico, e não ficou claro a qual mensagem exata ela se referia. A investigação, conduzida em conjunto pelo escritório do xerife local e pelo FBI, continua para localizar Nancy Guthrie e esclarecer as circunstâncias de seu desaparecimento.