Publicidade

O ator Isiah Whitlock Jr., célebre por interpretar o senador corrupto Clay Davis na aclamada série "The Wire", faleceu nesta terça-feira (30), em Nova York, nos Estados Unidos. Ele tinha 71 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A confirmação foi dada por seu empresário, Brian Liebman, que usou as redes sociais para prestar homenagem. "É com tremenda tristeza que compartilho o falecimento do meu querido amigo e cliente Isiah Whitlock Jr. Se você o conhecia, você o amava. Um ator brilhante e uma pessoa ainda melhor", declarou.

Carreira marcada por personagem icônico

Publicidade

Nascido em Indiana, Whitlock construiu uma sólida carreira como ator coadjuvante, mas foi com o papel em "The Wire", série da HBO, que alcançou reconhecimento mundial. Seu personagem, o senador Clay Davis, popularizou o bordão "sheeeeit", que se tornou viral e uma marca registrada do ator.

Além do sucesso na televisão, Whitlock foi um colaborador frequente do diretor Spike Lee, atuando em filmes como "Infiltrado na Klan", "Destacamento Blood", "A última noite" e "Elas me odeiam, mas me querem".

Trabalhos no cinema e outras séries

Sua filmografia inclui ainda participação no clássico "Os bons companheiros", de Martin Scorsese. Na televisão, além de "The Wire", o ator integrou o elenco da série "Veep" por duas temporadas, interpretando George Maddox, o secretário de Defesa dos Estados Unidos.

A morte de Isiah Whitlock Jr. encerra a trajetória de um artista que, a partir de um papel secundário, conseguiu criar um dos personagens mais memoráveis e citados da cultura pop recente, deixando uma marca indelével no entretenimento.