Boletim Diário

Brasileiro na NASA descobre 37 exoplanetas em projeto acadêmico nos EUA

Engenheiro de software capixaba teve trajetória revelada em live após análise de dados públicos do telescópio Kepler

Brasileiro na NASA descobre 37 exoplanetas em projeto acadêmico nos EUA
Reprodução

O brasileiro Eliot Briant, engenheiro de software no Johnson Space Center da NASA, descobriu 37 exoplanetas durante um projeto acadêmico nos Estados Unidos. O feito foi revelado durante participação no quadro "iG Foi Pro Espaço", transmitido no YouTube do Portal iG nesta quarta-feira (25).

Natural do Espírito Santo, Briant é o primeiro capixaba a trabalhar no centro espacial da NASA em Houston. Sua descoberta ocorreu quando analisava dados públicos do telescópio Kepler durante um curso de ciência da computação, utilizando a plataforma de ciência cidadã KAGGLE.

Da sala de aula para a NASA

"Eram ondas, como a intensidade de brilho das estrelas. Se o brilho diminuía um pouco, significava que algo orbitava ao redor dessa estrela", explicou Briant sobre a metodologia que levou à identificação dos 37 exoplanetas. Após publicar os resultados, foi contactado pela agência espacial americana.

Na NASA, o cientista trabalhou com dados da Estação Espacial Internacional (ISS) e participou de simulações de ambientes marcianos, pesquisando os efeitos da microgravidade no corpo humano. Seu estudo sobre atrofia muscular e perda óssea ficou em 3º lugar em competição científica.

Ciência cidadã e inspiração

Briant defende iniciativas de ciência cidadã como a que o revelou: "Não é só importante na educação, mas para inspirar a próxima geração". Atualmente radicado em Miami, ele integra a MoonDAO, comunidade que já levou dois civis ao espaço.

O apelido "Elliot" é uma homenagem ao filme E.T., que despertou seu fascínio pelo espaço na infância. O cientista destacou seu comprometimento: "Era sempre o primeiro a entrar e último a sair do trabalho".

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.