O brasileiro Eliot Briant, engenheiro de software no Johnson Space Center da NASA, descobriu 37 exoplanetas durante um projeto acadêmico nos Estados Unidos. O feito foi revelado durante participação no quadro "iG Foi Pro Espaço", transmitido no YouTube do Portal iG nesta quarta-feira (25).
Natural do Espírito Santo, Briant é o primeiro capixaba a trabalhar no centro espacial da NASA em Houston. Sua descoberta ocorreu quando analisava dados públicos do telescópio Kepler durante um curso de ciência da computação, utilizando a plataforma de ciência cidadã KAGGLE.
Da sala de aula para a NASA
"Eram ondas, como a intensidade de brilho das estrelas. Se o brilho diminuía um pouco, significava que algo orbitava ao redor dessa estrela", explicou Briant sobre a metodologia que levou à identificação dos 37 exoplanetas. Após publicar os resultados, foi contactado pela agência espacial americana.
Na NASA, o cientista trabalhou com dados da Estação Espacial Internacional (ISS) e participou de simulações de ambientes marcianos, pesquisando os efeitos da microgravidade no corpo humano. Seu estudo sobre atrofia muscular e perda óssea ficou em 3º lugar em competição científica.
Ciência cidadã e inspiração
Briant defende iniciativas de ciência cidadã como a que o revelou: "Não é só importante na educação, mas para inspirar a próxima geração". Atualmente radicado em Miami, ele integra a MoonDAO, comunidade que já levou dois civis ao espaço.
O apelido "Elliot" é uma homenagem ao filme E.T., que despertou seu fascínio pelo espaço na infância. O cientista destacou seu comprometimento: "Era sempre o primeiro a entrar e último a sair do trabalho".
Deixe seu Comentário
0 Comentários