Boletim Diário

Câmara autoriza licença de 127 dias para Carla Zambelli, foragida na Itália

Deputada do PL-SP teve salário suspenso e será substituída por suplente durante afastamento por "interesse particular"

Câmara autoriza licença de 127 dias para Carla Zambelli, foragida na Itália
Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) a licença de 127 dias solicitada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), que atualmente está foragida na Itália. O afastamento inclui 7 dias para tratamento de saúde e 120 dias para "interesse particular", com suspensão do salário durante o período.

Decisão publicada em Diário Oficial

A autorização foi publicada em edição extra do Diário da Câmara. O afastamento teve início em 29 de maio, data do pedido, e se estenderá até 2 de outubro de 2025. Nesse período, a vaga será ocupada pelo suplente Coronel Tadeu (PL).

Contexto jurídico

Zambelli foi incluída na lista de procurados da Interpol após ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, que decretou sua prisão preventiva. A deputada já havia sido condenada a 10 anos de prisão e perda de mandato por participação na invasão ao sistema do CNJ junto com o hacker Walter Delgatti Neto.

Ela também responde por falsidade ideológica após inserção de documentos falsos no sistema, incluindo um mandado de prisão forjado contra o ministro Moraes.

Situação internacional

A parlamentar revelou estar na Itália, onde afirma ser "intocável" pelas autoridades brasileiras. Seu objetivo declarado é denunciar nas cortes europeias o que chama de "ditadura" no Brasil. Anteriormente, Zambelli esteve nos EUA para tratamento de saúde antes de seguir para a Europa.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.