Publicidade

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou nesta terça-feira (4) que sua empresa "adoraria" participar de uma futura oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da OpenAI. Em entrevista ao programa "Mad Money" da CNBC, Huang também negou qualquer "drama" no relacionamento entre as duas companhias, rebatendo rumores recentes de atritos.

A Nvidia, gigante do setor de semicondutores, é a principal fornecedora mundial de chips para inteligência artificial. A OpenAI, criadora do ChatGPT, é uma das startups de IA mais valiosas do mundo e uma grande cliente da Nvidia, utilizando seus processadores para treinar e operar seus modelos de linguagem.

Investimento bilionário e visão de futuro

Publicidade

Huang se referiu ao acordo de setembro entre as empresas, no qual a Nvidia planeja investir até US$ 100 bilhões na startup de IA. "O primeiro acordo está em andamento", declarou o executivo. "E então há, é claro, um IPO no futuro. Nós adoraríamos participar disso também", acrescentou.

O CEO descreveu a OpenAI como uma "empresa única em uma geração" e afirmou que a Nvidia está "encantada em investir nela". Huang também disse a repórteres em Taipei no último sábado (1º) que especulações sobre qualquer insatisfação com a OpenAI são "absurdas". "Vamos investir uma grande quantia de dinheiro, provavelmente o maior investimento que já fizemos", complementou.

Rumores de tensão são negados por ambos os lados

Os comentários de Huang ocorrem em meio a relatos que sugeriam desconforto interno em relação ao acordo. O Wall Street Journal informou no sábado que o investimento gerou preocupações internas na Nvidia, com alguns executivos questionando o negócio, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Separadamente, a Reuters reportou nesta terça-feira que a OpenAI estaria insatisfeita com certos chips mais novos da Nvidia e teria considerado alternativas desde o ano passado, citando fontes próximas ao assunto.

Sam Altman, CEO da OpenAI, também rebateu os rumores de tensão. "Nós adoramos trabalhar com a NVIDIA e eles fazem os melhores chips de IA do mundo", escreveu Altman em uma publicação na rede social X nesta terça-feira. "Esperamos ser um cliente gigantesco por muito tempo. Não entendo de onde vem toda essa insanidade", completou.

Contexto e especulações de mercado

A OpenAI não anunciou planos para um IPO, mas suas necessidades de captação de recursos e poder de computação alimentam especulações sobre como financiará seu crescimento futuro. A startup é um dos principais impulsionadores da demanda global pelos chips da Nvidia, essenciais para o desenvolvimento da IA generativa.

Michael Burry, o investidor famoso por prever a crise do subprime em 2008, comentou em um intercâmbio no Substack em janeiro que estava surpreso por o ChatGPT ter "iniciado uma corrida de infraestrutura de vários trilhões de dólares". "É como se alguém tivesse construído um robô protótipo e todas as empresas do mundo começassem a investir para um futuro robótico", escreveu.