Um ciclone extratropical se formou próximo à costa de São Paulo nesta sexta-feira (31) e trouxe risco de temporais, ventos intensos e granizo para partes das regiões Sudeste e Sul do paÃs. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade válido até as 23h59, cobrindo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
O fenômeno meteorológico, combinado com calor e umidade, pode gerar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos.
Regiões em alerta e previsão por estado
O aviso do Inmet abrange 25 regiões, incluindo as metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. No Sudeste, a previsão é de chuva moderada a forte em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e em áreas do oeste e sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, pancadas de chuva podem ganhar força ao longo do dia, com risco de temporais.
Na região Sul, o ciclone eleva o risco de temporais no litoral do Paraná e de Santa Catarina. No litoral gaúcho, a chuva deve ser fraca, enquanto no oeste da região há possibilidade de sol, com temperaturas que podem chegar a 31°C em Porto Alegre.
Impactos nas demais regiões do paÃs
A instabilidade se espalha pelo Centro-Oeste, com risco de temporais em grande parte de Goiás. Rajadas de vento de até 50 km/h são esperadas em Goiás, norte, leste e interior de Mato Grosso do Sul e sudeste e leste de Mato Grosso. Em Cuiabá, a temperatura máxima pode atingir 33°C.
No Nordeste, a chuva moderada e pontualmente forte atinge a metade sul do PiauÃ, Ceará e norte da Bahia, com risco de temporais na metade sul do Maranhão, Ceará e oeste da Bahia. No Norte, chove forte no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre, com risco de temporais em grande parte do Amazonas, norte e oeste de Rondônia, Acre, sul do Tocantins e oeste de Roraima.
No Amapá, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a possibilidade de chuva moderada a forte durante todo o dia, com calor e sensação de abafamento.
O alerta foi emitido com base em dados do Climatempo e do Inmet. As autoridades recomendam que a população das áreas afetadas fique atenta aos avisos oficiais e evite deslocamentos desnecessários durante os perÃodos de tempestade.