Publicidade

Profissionais que atuam sozinhos no mercado de coaching estão encontrando na inteligência artificial um aliado estratégico para superar desafios operacionais e ampliar seu impacto. A tecnologia tem sido usada para transformar conversas longas em materiais concretos, como currículos e pitches, em minutos, um processo que antes levava semanas.

O uso de assistentes de IA para anotar e resumir sessões libera os coaches da carga administrativa, permitindo que se concentrem totalmente no cliente durante os encontros. A adoção dessas ferramentas está ajudando empreendedores individuais a escalar seus negócios de forma sustentável.

Da conversa à ação em minutos

Publicidade

Com o consentimento dos clientes, coaches estão gravando sessões e usando transcrições alimentadas em modelos como ChatGPT para gerar resultados tangíveis rapidamente. Katharine Campbell Hirst, fundadora da KCH Coaching & Advisory, relata que transformar insights complexos em materiais prontos, como textos para sites ou declarações de posicionamento, agora é feito em minutos.

Liz Morrison, da LM Strategic Storytelling, criou projetos no Claude para extrair de três a seis narrativas úteis por sessão, criando "Bancos de Histórias" que os clientes podem usar imediatamente em entrevistas e networking. Kim Surko, da Surko Coaching, economiza quase uma hora por cliente por dia com a automação de anotações e resumos, o que quase dobrou sua capacidade de atender novos clientes.

Visualizando o progresso e gerando novos negócios

Além da eficiência operacional, a IA está sendo usada para engajar clientes e demonstrar valor. Surko integra o Gemini à ferramenta de gestão Kanbanchi para criar quadros visuais que mostram o progresso dos clientes em tempo real. "Ter essa representação visual do progresso que estamos fazendo mostra o valor do coaching", disse ela, destacando que a prática melhorou sua taxa de renovação de clientes.

Para atrair novos negócios, Morrison desenvolveu uma ferramenta personalizada no ChatGPT chamada "Story Explorer", que conduz clientes em potencial por um exercício para descobrir uma história pronta para usar no LinkedIn. "Descobrimos outras narrativas que eles querem explorar", explicou ela sobre como a ferramenta inicia conversas mais profundas.

IA como ferramenta de coaching e autodesenvolvimento

A tecnologia também está aprimorando a qualidade das sessões em tempo real. Surko usou o Gemini no Google Docs para criar um arquivo pesquisável de todos os exercícios e prompts coletados em sua carreira de décadas, permitindo acessá-los durante as conversas. "Fazemos mais progresso em cada sessão", afirmou.

Os próprios coaches estão usando a IA para seu desenvolvimento. Hirst fez upload de transcrições de toda a jornada de um cliente e pediu à IA para analisar onde ela foi bem e onde poderia melhorar. "O feedback é surpreendentemente concreto, baseado em padrões e imediatamente acionável", disse ela, descrevendo a IA como um parceiro de prática reflexiva acessível para solopreneurs.