Publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou nesta segunda-feira (19) que é pré-candidato ao governo do estado. A declaração foi feita após reunião de secretariado realizada a portas fechadas no ExpoRio CN, na região da Cidade Nova, zona central da capital.

Paes afirmou que as decisões sobre a candidatura estão em fase final de amadurecimento e devem ser oficialmente divulgadas até o período do carnaval. O prefeito destacou que a possível candidatura é resultado de conversas frequentes com lideranças políticas e moradores de diferentes regiões do estado.

Decisão construída "ao longo dos últimos meses"

Publicidade

“Eu sou pré-candidato a governador. A decisão está praticamente tomada e vem sendo construída ao longo dos últimos meses”, afirmou Eduardo Paes aos jornalistas. O prefeito, que já disputou o cargo em eleições anteriores, disse que pretende concentrar sua atuação em propostas para o Rio de Janeiro, sem antecipar discussões eleitorais.

Paes tem visitado cidades do interior do estado recentemente e afirmou que pretende ampliar o olhar para além da capital, tratando dos desafios do estado como um todo. A confirmação da pré-candidatura ocorre em um ano eleitoral, com eleições estaduais marcadas para outubro.

Transição na Prefeitura e homenagens

Questionado sobre a condução da Prefeitura do Rio caso deixe o cargo para disputar o Governo estadual, Paes afirmou ter tranquilidade. Segundo ele, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) está preparado para assumir a função e garantir a continuidade da gestão municipal.

Durante a reunião do secretariado, foram feitas homenagens em tom de despedida ao prefeito. Na ocasião, Paes chegou a brincar que eventuais demandas administrativas passariam a ser encaminhadas ao vice-prefeito.

Respeito ao projeto eleitoral

O prefeito reforçou que, mesmo com maior dedicação à articulação política em uma eventual campanha, a transição respeitará o projeto escolhido pelos eleitores nas eleições municipais de 2024, quando foi reeleito para o terceiro mandato à frente da Prefeitura do Rio.

Eduardo Paes é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e governa a capital fluminense desde 2021, em seu terceiro mandato não consecutivo. Ele já foi candidato ao governo do estado em 2014, quando ficou em terceiro lugar, atrás de Luiz Fernando Pezão e Anthony Garotinho.