Os anúncios da Super Bowl LX, que acontece neste domingo (8), mostram uma disputa acirrada pela atenção dos espectadores, com investimentos milionários. Enquanto a maioria das marcas optou por estratégias seguras, utilizando humor e celebridades, algumas empresas como Hims & Hers e a campanha "He Gets Us" abordaram temas sociais mais complexos, como desigualdade em saúde e pressão social.
O clima polÃtico tenso nos Estados Unidos influenciou a produção das peças publicitárias. "Os CMOs estão sob tanta pressão. Eles têm que provar o retorno sobre o investimento (ROI) nestes anúncios", afirmou Kerry Benson, vice-presidente sênior da Kantar, à Business Insider.
Estratégias Seguras Dominam o Horário Nobre
Grandes marcas como Bud Light, Kellogg's e Squarespace investiram em fórmulas testadas. A Bud Light reuniu o cantor Post Malone, o ex-jogador da NFL Peyton Manning e o comediante Shane Gillis em uma cena cômica de casamento. A Kellogg's contratou o ator William Shatner para um anúncio bem-humorado do Raisin Bran que celebra as fibras, brincando com o apelido "Will Shat".
A Squarespace utilizou a atriz Emma Stone em um anúncio no estilo noir, onde sua personagem fica angustiada por não conseguir o domÃnio de internet desejado. A Pringles apostou na pop star Sabrina Carpenter em uma busca por amor com um namorado feito de salgadinhos, chamado "Pringleleo".
Marcas Arriscam em Temas Sociais
Em contraste, a empresa de saúde Hims & Hers produziu um anúncio intitulado "Rich People Live Longer" ("Pessoas Ricas Vivem Mais"), que destaca a desigualdade no acesso à saúde nos EUA. A peça inclui um personagem que se assemelha ao bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon.
A campanha publicitária cristã "He Gets Us" incentivou os espectadores a refletirem sobre a pressão por posses materiais, curtidas em redes sociais e tratamentos de beleza. "Aquele que morre com mais brinquedos, vence!", diz o anúncio.
Nostalgia, Concorrência e Inteligência Artificial
A Xfinity apostou na nostalgia ao recriar cenas de "Jurassic Park", com Laura Dern, Sam Neill e Jeff Goldblum reprisando seus papéis para promover a necessidade de um WiFi forte. A Pepsi optou por um tom de rivalidade, satirizando a Coca-Cola em um comercial onde um de seus ursos polares mascotes, em um teste de sabor cego, escolhe a Pepsi como vencedora, levando-o a uma crise existencial.
A inteligência artificial também foi tema. A Anthropic promoveu seu assistente Claude e zombou do novo recurso de anúncios do ChatGPT, da concorrente OpenAI. Já a Amazon mostrou o ator Chris Hemsworth em pânico com sua esposa usando o Alexa+, temendo que a IA um dia tente matá-los.
Outros Destaques do Portfólio Publicitário
Diversas outras marcas marcaram presença. A Dove celebrou meninas no esporte com uma mensagem de positividade corporal. A Novartis, empresa farmacêutica suÃça, contratou ex-jogadores de futebol americano, como Rob Gronkowski, para promover exames de câncer de próstata.
O chef Guy Fieri apareceu em um anúncio surpreendentemente contido para a Bosch, afirmando "Eu sou apenas um cara". Já a Fanatics Sportsbook trouxe Kendall Jenner brincando com a "Maldição Kardashian" ao apostar contra seus ex-namorados jogadores de basquete.
Comédias com celebridades como Ben Stiller (Instacart), Matthew McConaughey (para uma marca de alimentos) e Adrien Brody (TurboTax) completam o leque de estratégias para conquistar os espectadores durante um dos eventos de TV mais caros do ano.