Publicidade

Um guardrail, estrutura metálica de proteção viária, perfurou completamente um veículo na madrugada deste domingo (21) na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo. O motorista não estava mais no local quando as equipes de resgate chegaram e, segundo testemunhas, saiu andando após a colisão, aparentando não estar ferido.

O acidente ocorreu por volta das 3h45, no sentido marginal da via, nas proximidades da rua Araçaíba, conforme informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Polícia Militar também foi acionada para o local. O carro ficou totalmente destruído pela violência do impacto.

Testemunha relata barulho forte

Publicidade

Uma mulher que trabalha em um estacionamento próximo ao local do acidente contou à equipe da TV Globo que o segurança do turno da madrugada ouviu um estrondo por volta das 3h. "Segundo ela, depois da batida, o motorista saiu andando, sem aparentar estar ferido, e abandonou o carro", relatou a emissora.

A CET registrou a ocorrência e removeu o veículo, que foi rebocado. As causas exatas do acidente ainda não foram divulgadas pelas autoridades. Não há informações sobre a identidade do condutor ou sobre a abertura de um boletim de ocorrência pela Polícia Civil.

O que é um guardrail?

Guardrail é uma barreira de segurança instalada em margens de rodovias e avenidas para impedir que veículos saiam da pista e caiam em desníveis ou colidam com obstáculos fixos. A estrutura é composta por postes metálicos e uma chapa de aço ondulada, projetada para absorver o impacto.

Acidentes em que o guardrail perfura a lataria do carro, embora menos comuns, podem ocorrer em colisões com ângulo e velocidade específicos, comprometendo a eficácia do sistema de contenção.