O Eurotúnel, uma das maiores obras de engenharia do século XX, completou 31 anos nesta terça-feira (6). Inaugurado em 6 de maio de 1994, o túnel submarino de 50,5 km liga Folkestone (Reino Unido) a Coquelles (França) sob o Canal da Mancha.
Desafios históricos superados
A construção demandou US$ 21 bilhões (equivalente a US$ 40 bi hoje) e seis anos de trabalho contínuo. Engenheiros enfrentaram problemas geológicos complexos, incluindo falhas sísmicas e infiltrações em camadas de giz azul.
"Foi como costurar dois países com agulhas gigantes a 40 metros abaixo do leito marinho", descreveu Jacques Gounon, ex-CEO da Getlink, operadora do túnel.
Impacto econômico e logístico
Atualmente, o Eurotúnel transporta:
• 20 milhões de passageiros/ano no Eurostar (trem de alta velocidade)
• 1,6 milhão de caminhões/ano no serviço Le Shuttle
• 25% do comércio UK-Europa em valor
A infraestrutura reduziu o tempo de travessia para 35 minutos, contra 90 minutos de ferryboat. Durante a pandemia, foi crucial para manter o fluxo de medicamentos e vacinas.
Segurança e inovação
O túnel possui:
• 3 galerias paralelas (2 para tráfego + 1 serviço)
• 400 câmeras de monitoramento 24h
• Sistemas anti-incêndio a cada 125 metros
Em 2022, completou 500 milhões de passageiros transportados sem acidentes fatais. A próxima meta é eletrificar 100% das operações até 2030.