Boletim Diário

FAB usa tecnologia de ponta para interceptar embarcação com cocaína no Pará

Operação inédita combinou imagens de satélite, inteligência artificial e aeronaves equipadas com sensores especiais para localizar semissubmersível.

FAB usa tecnologia de ponta para interceptar embarcação com cocaína no Pará
Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou neste sábado (31) da interceptação de uma embarcação semissubmersível que transportaria cocaína da Amazônia para a Europa. A ação ocorreu na região da Ilha de Marajó (PA), em operação coordenada com a Polícia Federal.

A missão utilizou tecnologia avançada, incluindo aeronaves R-99 da FAB equipadas com sensores especiais, imagens de satélite de alta resolução e sistemas de inteligência artificial. Esses recursos permitiram identificar estruturas navais camufladas entre galpões ribeirinhos e rotas logísticas atípicas nos rios da região.

Tecnologia no combate ao tráfico

O uso de ferramentas tecnológicas se intensificou após a interceptação de embarcação semelhante em Portugal, em março de 2025. Desde então, a análise integrada de imagens orbitais e dados eletrônicos passou a ser realizada por equipes conjuntas da FAB e PF.

O cruzamento de informações revelou tanto a fabricação clandestina das embarcações no Brasil quanto seu destino transatlântico. A Ilha de Marajó, pelo isolamento geográfico, é considerada ponto estratégico para o tráfico internacional de drogas.

Base legal

A atuação das Forças Armadas no combate a crimes transfronteiriços está prevista na Lei Complementar nº 136/2010, que estabelece sua função subsidiária em operações preventivas e repressivas em fronteiras e águas interiores, em coordenação com outros órgãos do Executivo.

Esta foi a primeira operação que combinou simultaneamente recursos aéreos, satelitais e sistemas de inteligência artificial para interceptação de embarcações semissubmersíveis na região amazônica.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.