Boletim Diário

Força Nacional é Enviada para Reforçar Segurança em Terra Indígena no Amazonas

A Força Nacional irá atuar na Terra Indígena Tenharim Marmelos para reforçar a segurança pública na região.

Força Nacional é Enviada para Reforçar Segurança em Terra Indígena no Amazonas
Reprodução

A Força Nacional de Segurança Pública será enviada para atuar na Terra Indígena (TI) Tenharim Marmelos, situada no sudoeste do Amazonas. A autorização foi emitida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28). A TI está localizada entre os municípios de Humaitá e Manicoré, onde atualmente residem cerca de 741 pessoas do povo Tenharim, da família linguística Tupi-Guarani.

A ação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) e será realizada em colaboração com os órgãos de segurança pública do estado e o comando da Polícia Federal. O ministro destacou que os agentes da Força Nacional proporcionarão suporte essencial aos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), visando a preservação da ordem e segurança na região.

Embora a portaria tenha sido divulgada, ainda não há uma data específica para o desembarque das tropas na Terra Indígena. A região é cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230), um importante eixo para o transporte de produtos locais, e sua segurança é essencial para garantir a continuidade das atividades e a distribuição de itens básicos para as aldeias. O planejamento da operação seguirá as diretrizes da Diretoria da Força Nacional e da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.