Fuvest 2026: tema da redação é "O Perdão"; prova é aplicada para 30 mil candidatos
Segunda fase do vestibular da USP começou neste domingo com dez questões de português e a proposta de dissertação.
A segunda fase do Vestibular 2026 da Fuvest começou a ser aplicada neste domingo (14) para 30.787 candidatos aprovados na primeira etapa. A prova, que começou às 13h, teve duração de 4 horas e incluiu dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura, além da redação, cujo tema foi "O Perdão".
Os vestibulandos realizaram os exames em 680 salas distribuídas por 36 escolas. O segundo dia de provas está marcado para segunda-feira (15), quando os candidatos responderão a 12 questões de duas a quatro disciplinas, conforme a carreira escolhida.
Professores analisam tema da redação
O tema "O Perdão", escolhido para a redação deste ano, foi comentado por professores de cursinhos pré-vestibulares. A proposta exigiu dos candidatos a produção de uma dissertação argumentativa, gênero textual tradicionalmente cobrado pela Fuvest, que avalia a capacidade de reflexão e articulação de ideias sobre assuntos de relevância social e filosófica.
A banca examinadora é composta por docentes da Universidade de São Paulo (USP), instituição para a qual o vestibular seleciona alunos. A redação tem peso significativo no processo seletivo, sendo um dos critérios de desempate entre candidatos com pontuações semelhantes.
Contexto do vestibular mais concorrido do país
A Fuvest é o vestibular mais tradicional e concorrido do Brasil, responsável pelo ingresso na USP, universidade pública paulista constantemente rankeada entre as melhores da América Latina. O processo seletivo é dividido em duas fases, com a primeira etapa eliminatória, composta por 90 questões de múltipla escolha.
Neste ano, a segunda fase mantém o formato estabelecido em edições anteriores. No primeiro dia, foca-se nas habilidades em língua portuguesa e na produção textual. No segundo, o conhecimento específico é testado, com questões dissertativas das disciplinas relacionadas ao curso pretendido pelo candidato.
Próximos passos e divulgação de resultados
Após a conclusão das provas da segunda fase, a Fuvest iniciará o processo de correção. A previsão é que a lista de aprovados na primeira chamada seja divulgada no início de fevereiro de 2026, conforme calendário oficial do vestibular.
Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula online e, posteriormente, a matrícula presencial nos campi da USP para os quais foram selecionados. A universidade oferece, neste vestibular, mais de 11 mil vagas distribuídas em seus diversos cursos de graduação.
Deixe seu Comentário
0 Comentários