Publicidade

O Google anunciou nesta quinta-feira (13) que usuários do Google Maps agora podem acessar o assistente de inteligência artificial Gemini de forma totalmente hands-free durante caminhadas e passeios de bicicleta. A atualização chega alguns meses após o aplicativo de navegação ter implementado a experiência conversacional com a IA para motoristas.

A novidade marca os esforços contínuos do Google em integrar o Gemini em mais partes do cotidiano das pessoas, transformando o Maps de um serviço de direções estáticas para uma plataforma de navegação conversacional em tempo real. A funcionalidade está disponível globalmente no iOS onde o Gemini estiver acessível e está sendo liberada gradualmente para dispositivos Android.

Como funciona na prática

Publicidade

Durante uma caminhada com o Maps ativo, os usuários podem agora fazer perguntas ao Gemini como "Conte-me mais sobre o bairro em que estou", "Quais são as atrações imperdíveis?" ou "Há cafés com banheiro ao longo da minha rota?". A empresa justifica a novidade afirmando que caminhar e digitar pode ser difícil, por isso está liberando a capacidade de os usuários fazerem perguntas sem interromper a caminhada ou sair da tela de navegação.

Para ciclistas, o recurso permite consultar a IA enquanto mantêm o foco na via. É possível perguntar "Qual é meu horário estimado de chegada?" ou "Quando é minha próxima reunião?". Além disso, o usuário pode pedir ao Gemini para "Enviar uma mensagem para a Emily dizendo que estou 10 minutos atrasado", permitindo a comunicação com outras pessoas sem soltar o guidão.

Conversas contínuas e integração com outros recursos

A funcionalidade permite fazer múltiplas perguntas em uma única conversa. Por exemplo, o usuário pode perguntar: "Há um restaurante acessível com opções veganas ao longo da minha rota, algo dentro de alguns quilômetros? ... Como é o estacionamento lá?".

O anúncio ocorre um dia após o Google ter atualizado o navegador Chrome com uma integração aprimorada do Gemini e recursos agentes para tarefas autônomas, em uma movimentação para competir com navegadores com IA de empresas como OpenAI, Perplexity, Opera e The Browser Company. O gigante da tecnologia também lançou uma barra lateral persistente do Gemini e um novo recurso de "navegação automática" que pode percorrer sites em nome do usuário.

Recentemente, o Maps foi atualizado com novos recursos, incluindo uma seção de dicas "saiba antes de ir" com tecnologia Gemini, que destaca informações importantes sobre locais de interesse. Por exemplo, pode informar aos usuários a melhor maneira de fazer uma reserva, revelar itens secretos do menu, sugerir o melhor lugar para estacionar e mais.

Adicionalmente, o aplicativo de navegação também ganhou uma aba Explorar melhorada e um novo recurso de previsão de disponibilidade de carregadores para veículos elétricos. A aba Explorar atualizada facilita e agiliza a descoberta de locais em tendência próximos ao usuário, enquanto o recurso para EVs permite ver quantos carregadores provavelmente estarão disponíveis ao chegar ao destino.