O governo dos Estados Unidos ameaça proibir a Universidade Harvard de matricular estudantes estrangeiros no ano letivo de 2025-2026. Caso a medida seja implementada, a instituição perderia 27,2% de seu corpo discente, equivalente a 6.793 alunos de mais de 140 países.
Dados oficiais mostram que 160 estudantes brasileiros estão matriculados atualmente em cursos de graduação e pós-graduação. Os países com maior representatividade são China, Canadá, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido.
A medida faz parte de uma série de sanções impostas pelo presidente Donald Trump desde que estudantes organizaram protestos contra a guerra na Faixa de Gaza em 2023. Em abril de 2025, o governo já havia congelado US$ 2,3 bilhões em subsídios à universidade.
Atualmente, uma decisão judicial suspendeu a proibição até que as partes apresentem suas alegações. Harvard argumenta que a medida compromete sua missão acadêmica e de pesquisa, enquanto o governo afirma que a admissão de estrangeiros é um privilégio revogável.
Deixe seu Comentário
0 Comentários