Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil na tarde desta quarta-feira (28). A previsão para esta quinta-feira (29) indica chuva forte, risco de temporais e calor em diversas partes do país, com instabilidades que podem provocar pancadas intensas e rajadas de vento.

Segundo o órgão federal, as precipitações podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou atingir até 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também prevê ventos intensos de até 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

Áreas de maior risco

Publicidade

O alerta abrange uma extensa lista de regiões metropolitanas e mesorregiões. Entre as áreas listadas pelo Inmet estão a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Macro Metropolitana Paulista, o Noroeste Paranaense, o Sudoeste de Mato Grosso do Sul, o Vale do Paraíba Paulista, o Norte Catarinense e o Centro Fluminense.

Outras regiões sob aviso incluem Araraquara, Marília, os Pantanais Sul Mato-grossenses, o Noroeste Goiano e o Sudoeste Mato-grossense. A lista completa, divulgada pelo instituto, contempla dezenas de localidades nos três estados do Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão detalhada por região

Região Sul: A quinta-feira começa com chuva fraca no litoral, enquanto no norte, noroeste e interior do Paraná as precipitações são mais fortes, com possibilidade de trovoadas. Há risco de chuva moderada a forte na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com chance de temporais. No litoral e sul gaúcho, o dia segue aberto, mas com chuva fraca e isolada.

Região Sudeste: O tempo firme no início do dia dá lugar a pancadas de chuva no oeste e noroeste de São Paulo. Ao longo do dia, as chuvas se intensificam em São Paulo, no sul e Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. No sul de Minas Gerais, predomina o calor. Em São Paulo, a previsão é de temporais à tarde e chuva forte no litoral.

Instabilidade no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Centro-Oeste: Pancadas de chuva chegam de forma moderada ao nordeste, oeste e interior de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser fraca e isolada. A sensação de calor e abafamento, no entanto, segue predominante em toda a região.

Região Nordeste: Sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), chuvas são esperadas desde o início do dia no sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará. O cenário se intensifica no litoral norte e segue no Maranhão, Piauí, Ceará, norte do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e oeste da Bahia. Há risco de temporais entre o leste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Região Norte: A instabilidade segue presente, com chuvas moderadas a fortes no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. Devido à ZCIT, há risco de temporais no Amapá. O tempo se apresenta aberto no interior paraense ao longo do dia.

O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas fique atenta às atualizações dos avisos meteorológicos e evite transitar por locais sujeitos a alagamentos ou ventanias fortes.