Inmet emite alerta laranja para tempestades em 25 regiões do Centro-Sul
Órgão prevê chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo em áreas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em 25 regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. O aviso, com início às 12h desta quarta-feira (14), prevê chuva intensa, ventos fortes e risco de queda de granizo até a noite.
Segundo a previsão do Climatempo, a instabilidade no tempo se concentra no Centro-Sul do país, enquanto o Nordeste enfrenta calor e baixa umidade do ar. O alerta do Inmet abrange áreas populosas como a Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e o Triângulo Mineiro.
Regiões em alerta e riscos previstos
O alerta laranja, que significa perigo, foi emitido para 25 regiões. Entre as áreas listadas estão: São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Bauru, Piracicaba, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Norte Catarinense e Oeste de Minas.
O Inmet alerta para a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos com rajadas entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Os principais riscos são corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Previsão detalhada por região
No Sul, as primeiras horas da manhã já registraram chuva no litoral de Santa Catarina e no norte do Paraná. A previsão é de pancadas fortes ao longo do dia no norte e leste paranaense e na metade leste de Santa Catarina, com risco de temporais. No Rio Grande do Sul, chuvas fortes são esperadas no nordeste do estado.
No Sudeste, há previsão de pancadas fortes no oeste de São Paulo, com possibilidade de chuva intensa também em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O risco de temporais se estende ao norte e metade leste paulista, sul fluminense, Triângulo Mineiro e oeste e sul de Minas.
No Centro-Oeste, o tempo segue firme em grande parte do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, a chuva aparece mais forte no oeste, norte e interior. À noite, pancadas moderadas a fortes são esperadas no Mato Grosso, grande parte de Goiás e áreas do norte do Mato Grosso do Sul.
Nordeste com calor e Norte com diminuição de chuvas
Enquanto isso, a região Nordeste segue com tempo firme na maior parte, marcado por calor e baixa umidade do ar no interior. Há previsão de chuva forte no litoral do Maranhão, em Pernambuco, Sergipe e no litoral da Bahia. A umidade relativa do ar permanece baixa em áreas do interior da Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Na região Norte, as chuvas começam a diminuir, mas ainda aparecem de forma moderada a forte no Amazonas, Acre, Rondônia e no oeste e norte do Tocantins. No Pará, há chance de pancadas mais fortes, com risco de temporais no noroeste do Amazonas e leste do Pará. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são previstas para o norte de Roraima e nordeste do Pará.
O Inmet recomenda que a população das áreas sob alerta evite áreas de risco, como encostas e margens de rios, e se mantenha informada sobre novas atualizações das condições meteorológicas. A Defesa Civil local deve ser acionada em caso de emergências relacionadas às intempéries.
Deixe seu Comentário
0 Comentários