Inmet emite alerta vermelho para ciclone na costa de SP, RJ e PR
Ventos podem ultrapassar 100 km/h e chuvas devem superar 100 mm em 24 horas no litoral
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para a costa de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná nesta terça-feira (25). A formação de um ciclone no mar intensifica as instabilidades na região, com risco de chuvas superiores a 100 mm ao dia e ventos acima de 100 km/h.
O sistema de baixa pressão entre a costa paulista e fluminense provoca temporais no litoral, nordeste paulista e divisa com o sul de Minas Gerais. Grandes acumulados também atingem o Espírito Santo e norte mineiro, conforme análise do Climatempo.
Contrastes pelo país
Enquanto o Sudeste enfrenta temporais, o Sul registra tempo mais estável com sol predominando na maior parte da região. Apenas litoral e leste do Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul têm previsão de chuvas.
No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás têm pancadas desde cedo, que se intensificam no período da tarde. Mato Grosso do Sul mantém tempo aberto com calor e umidade relativa do ar abaixo de 30% na divisa com Mato Grosso.
Nordeste e Norte em alerta
As instabilidades seguem na Bahia, sul do Maranhão e Piauí devido ao calor e alta umidade. No Norte, Amazonas mantém risco de temporais, enquanto Acre, Rondônia e Roraima têm intensificação das chuvas ao longo do dia.
Pará e Tocantins continuam com chuva frequente, enquanto o Amapá registra tempo mais firme com possibilidade apenas de precipitações fracas no norte da região.
Próximos desdobramentos
O Inmet mantém monitoramento constante do ciclone costeiro e recomenda que população evite áreas de risco. Defesas civis estaduais foram acionadas para atuar em caso de emergências relacionadas aos temporais.
Deixe seu Comentário
0 Comentários