As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 se encerram nesta sexta-feira (6). O prazo final para os candidatos se cadastrarem é a meia-noite, conforme o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo é totalmente gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta etapa, estão sendo ofertadas 67.301 vagas em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas de todo o país.
Como funciona a seleção
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ordem de priorização segue a pontuação obtida no exame, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Podem participar estudantes que tenham realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Outro requisito é a renda familiar mensal bruta per capita, que deve estar entre um e três salários mínimos.
Vagas e opções de curso
As vagas disponíveis para esta chamada estão distribuídas em 19.834 cursos e turnos diferentes, oferecidos por 1.421 universidades e centros universitários participantes do programa.
Durante o período de inscrição, que começou na última terça-feira (3), os candidatos podem escolher até três opções de curso e têm a liberdade de alterar suas preferências quantas vezes desejarem, até o encerramento do prazo.
Contexto e próximos passos
O Fies é um dos principais programas de acesso ao ensino superior no Brasil, criado em 1999 para financiar a graduação de estudantes de baixa renda. Para o ano de 2026, o programa tem um total de 112.168 vagas autorizadas, sendo que as restantes, aproximadamente 45 mil, serão ofertadas no segundo semestre.
Após o encerramento das inscrições, o MEC divulgará a lista de pré-selecionados em chamadas regulares. Os candidatos aprovados deverão complementar a inscrição e validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida.