Uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro de comprimento foi capturada pelo Corpo de Bombeiros dentro do pátio de uma empresa em Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, nesta sexta-feira (30). O animal, que não é peçonhento, foi encontrado próximo a um muro e, após o resgate, foi devolvido ao seu habitat natural.
O resgate foi acionado por um homem que se assustou ao avistar a serpente no local de trabalho. Ao chegarem, os bombeiros localizaram a jiboia e realizaram a captura utilizando equipamentos de segurança apropriados para o manejo de animais silvestres.
Animal é importante para o equilíbrio ambiental
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a jiboia é uma espécie que pode chegar a quatro metros de comprimento na idade adulta. Apesar de seu tamanho e de poder se mostrar agressiva quando acuada, ela não possui veneno.
“Ela ajuda no controle de roedores, morcegos e outros pequenos animais com que se alimenta”, explicou a corporação, destacando o papel ecológico da espécie.
Orientações em caso de encontro com animais silvestres
Os bombeiros reforçam a orientação para que a população não tente manipular ou matar animais silvestres que eventualmente adentrem áreas urbanas. A ação correta é acionar imediatamente o serviço de emergência pelo telefone 193.
A corporação lembra que esses animais são protegidos por lei e essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental. O procedimento padrão, após a captura segura, é a soltura do animal em uma área de mata adequada, longe do perímetro urbano.