Ciência e Tecnologia

Lixo Espacial Ilumina o Céu de Brasília e Surpreende Moradores

Fenômeno de 'bola de fogo' não é meteoro, mas lixo espacial em queda.

Lixo Espacial Ilumina o Céu de Brasília e Surpreende Moradores
Reprodução

Na noite de quarta-feira (14/5), um clarão surpreendeu os brasilienses ao iluminar o céu da capital federal. Moradores, impressionados com a intensidade do fenômeno, compartilharam vídeos nas redes sociais, expressando surpresa e encantamento com o que inicialmente parecia ser um meteoro. Entretanto, especialistas prontamente desmentiram essa ideia.

O professor Luis Cavalcante, do Planetário de Brasília, esclareceu que o clarão visível na capital não se tratava de um meteoro, mas sim de lixo espacial. “As características observadas nos vídeos mostram que têm uma fragmentação muito alta e cruzam o céu em velocidade baixa, o que caracteriza lixo espacial”, explicou ao Correio. Segundo ele, um meteoro teria uma velocidade muito maior ao atingir a Terra.

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, conhecida como Bramon, reforçou a afirmação do professor em suas redes sociais, indicando que o objeto era de fato lixo espacial. Luis também destacou que este tipo de fenômeno será cada vez mais comum, dado o aumento no número de satélites abandonados e do lixo espacial em órbita. “Esse tipo de observação vai ficar muito mais comum”, alertou, enfatizando a dificuldade de prever quedas de objetos espaciais. No momento da aparição do fragmento, não havia previsão de lixo espacial caindo na região.

Comentários desativados para este post.
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.