Publicidade

Quase 400 pessoas que se identificam como "pessoas de riqueza" assinaram uma carta aberta pedindo aos líderes globais que aumentem os impostos sobre os super-ricos. O documento foi endereçado aos participantes do Fórum Econômico Mundial, que ocorre esta semana em Davos, na Suíça.

Entre os signatários estão figuras públicas como o ator Mark Ruffalo, a produtora de cinema e ativista Abigail Disney e o músico Brian Eno. A petição foi organizada pelas organizações sem fins lucrativos Patriotic Millionaires, Millionaires for Humanity e pela ONG de desenvolvimento Oxfam.

Crítica à influência dos ultra-ricos

Publicidade

A carta faz uma crítica contundente ao poder concentrado. "Um punhado de oligarcas globais com riqueza extrema comprou nossas democracias; assumiu o controle de nossos governos; calou a liberdade de nossa mídia; colocou um estrangulamento na tecnologia e inovação; aprofundou a pobreza e a exclusão social; e acelerou o colapso de nosso planeta", afirma o texto.

Os signatários argumentam que a solução para esses problemas passa por uma taxação mais alta sobre as grandes fortunas, incluindo as deles próprios. "Como nossos representantes eleitos – sejam vocês em Davos, conselheiros locais, prefeitos ou líderes regionais – é seu dever entregá-la. Então, taxem-nos. Taxem os super-ricos", diz a carta.

Davos: epicentro da riqueza e do poder

A conferência anual do Fórum Econômico Mundial reúne algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo na cidade montanhosa suíça. Dados do ADS-B Exchange e do JetSpy, analisados pelo Business Insider, rastrearam a chegada de pelo menos 157 jatos particulares nas proximidades de Davos.

Entre as aeronaves estavam jatos pertencentes ao CEO da Salesforce, Marc Benioff, e ao ex-CEO do Google, Eric Schmidt. Empresas como Aramco, BlackRock, Blackstone, Citigroup, Google, HP, JPMorgan Chase, Lockheed Martin e o fundo de hedge quantitativo Two Sigma também tiveram jatos na região.

Contexto de crescente desigualdade

O apelo por mais impostos surge em um momento de aumento recorde da concentração de riqueza. Um relatório da Oxfam divulgado esta semana mostrou que um número recorde de bilionários foi criado no ano passado, elevando o total global para mais de 3.000 pela primeira vez.

O estudo constatou que a riqueza dos bilionários aumentou 81% desde 2020. A petição permanece publicada em um site que permite que mais pessoas que se identificam como "pessoas de riqueza" também assinem seus nomes, ampliando o movimento.