Pesquisa eleitoral no RJ mostra Paes com 55% e liderança consolidada para 2026
Ex-prefeito mantém vantagem expressiva em todos os cenários testados, enquanto disputa ao Senado fica em empate técnico.
Uma pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Real Time Big Data no estado do Rio de Janeiro aponta o ex-prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), com 55% das intenções de voto para governador em um primeiro cenário estimulado. O levantamento, que ouviu 1.500 eleitores entre os dias 1º e 2 de dezembro, mostra uma vantagem de 41 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Rodrigo Bacellar (14%).
O estudo revela um eleitorado ainda pouco definido, com 82% declarando não ter o voto decidido para o governo do estado. Apesar disso, nas respostas espontâneas, Paes aparece com 7%, seguido pelo governador em exercício, Cláudio Castro (Republicanos), com 4%.
Paes mantém liderança mesmo com entrada de novos nomes
A força da candidatura de Eduardo Paes se mostrou consistente em todos os cinco cenários estimulados pela pesquisa. Mesmo com a inserção de nomes como o do ex-governador Washington Reis (MDB) e do ex-prefeito Anthony Garotinho, Paes se manteve acima dos 50%.
Em simulações que incluíram candidatos mais competitivos da direita, como Capitão Pimentel e o também ex-governador Wilson Witzel, a liderança de Paes se manteve, ainda que com percentuais menores de 45% e 44%, respectivamente. A rejeição ao ex-prefeito foi medida em 34%, abaixo dos índices de Garotinho (52%) e Witzel (50%).
Disputa ao Senado fica em empate técnico
Para a vaga no Senado Federal, a pesquisa aponta um cenário mais disputado. No primeiro cenário testado, há um empate técnico entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador Cláudio Castro, ambos com 27% das intenções de voto.
Logo atrás, aparecem Pedro Paulo (PT) com 12%, e Marcelo Crivella (Republicanos) e Benedita da Silva (PT), ambos com 11%. A inserção de outros nomes nas simulações seguintes não alterou significativamente o quadro, mantendo Castro e Flávio Bolsonaro como protagonistas de uma corrida fragmentada.
Avaliação do governo e expectativas dos eleitores
O governo estadual comandado por Cláudio Castro tem índice de aprovação de 54%, contra 42% de desaprovação. Na avaliação específica da administração, 29% dos entrevistados consideram o governo "ótimo" ou "bom", enquanto 48% o avaliam como "regular".
Quando questionados sobre o que esperam do próximo governo, 43% dos eleitores defendem manter a maior parte das políticas com melhorias, e 27% desejam mudanças na maior parte do que está sendo feito. Apenas 11% manifestam desejo de continuidade plena das atuais políticas.
Entre os três últimos governadores do estado, Cláudio Castro é lembrado como o melhor por 75% dos entrevistados, percentual muito superior aos de Wilson Witzel (8%) e Luiz Fernando Pezão (3%).
Deixe seu Comentário
0 Comentários