A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (15) uma operação contra uma organização criminosa especializada em venda de ingressos falsos para o show da banda britânica Iron Maiden. A ação, batizada de "Fear of the Pix", cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de São Paulo e Guarulhos.
A investigação teve início em dezembro de 2024, após uma vítima registrar um boletim de ocorrência por estelionato. Ela relatou ter pago R$ 690 via Pix por um ingresso que nunca foi entregue. A vítima descobriu, ao acessar a plataforma oficial de vendas, que havia utilizado um site falso que imitava o original.
Esquema com alto grau de sofisticação
De acordo com as investigações, os suspeitos criaram páginas na internet que reproduziam com alto grau de fidelidade o layout do site verdadeiro de venda de ingressos. Os pagamentos eram desviados para contas vinculadas a empresas de pagamento e empresas de fachada, muitas com constituição recente e histórico de reclamações semelhantes.
“É uma reprodução muito idêntica ao site original. A pessoa tem que estar sempre atenta à grafia na página de endereçamento. Eles sempre trocam ou invertem as palavras. São nesses mínimos detalhes que é possível diferenciar o verdadeiro do falso”, explicou o delegado Alexandre Bento, titular do 42º Distrito Policial (Parque São Lucas).
Itens apreendidos na operação
Durante as buscas, os policiais apreenderam 13 relógios, três veículos de luxo, R$ 11 mil em espécie, seis computadores e diversos documentos. Todo o material apreendido passará por análise técnica pericial para rastrear o fluxo financeiro e identificar outras vítimas.
A polícia apurou que, mesmo após a comunicação da fraude às empresas responsáveis pelo processamento dos pagamentos, não houve bloqueio nem estorno imediato dos valores transferidos pelas vítimas.
Próximos passos das investigações
O caso está registrado como associação criminosa para a prática de estelionato eletrônico. As investigações continuam para mapear completamente a extensão do esquema, o número total de vítimas e a possível responsabilidade das empresas facilitadoras de pagamento envolvidas no processo.
A operação "Fear of the Pix" faz referência ao álbum "Fear of the Dark", lançado pelo Iron Maiden em 1992. A polícia orienta que, para evitar golpes, os consumidores verifiquem cuidadosamente o endereço do site (URL) antes de realizar qualquer pagamento online.