Poupatempo reduz tempo de espera pela metade e atinge 98% de aprovação em SP
Programa estadual registra 76 milhões de interações online em um ano e amplia rede física com 36 novos postos.
O programa Poupatempo, do Governo de São Paulo, reduziu pela metade o tempo médio de espera para a resolução de problemas dos cidadãos, passando de 13 para 6 minutos. A agilidade reflete-se na alta satisfação do público, com índice de aprovação de 98% dos usuários, e rendeu ao serviço prêmios como o iBest e o Prêmio Reclame AQUI na categoria de serviço público.
Atualmente, a iniciativa oferece uma vasta gama de serviços, como a emissão de certificado de vacinação, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o agendamento de atendimentos. Todos os serviços estão disponíveis nos 245 postos físicos de atendimento e também de forma digital, por meio do aplicativo e do portal oficial do programa.
Sucesso da transformação digital
Dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa pública responsável pela gestão tecnológica do programa, revelam o sucesso da digitalização. Em um único ano, foram registradas 76 milhões de interações online, representando um aumento de 1.300% na oferta de serviços digitais.
A grande guinada para o formato híbrido, que combina atendimento presencial e digital, consolidou-se a partir de 2020. O programa, criado em 1997 como uma iniciativa de desburocratização, adaptou-se para atender a população de forma mais ágil e abrangente.
Expansão da rede física e alerta contra golpes
Apesar do crescimento expressivo do atendimento online, o Poupatempo não abandonou o formato presencial. Nos últimos três anos, 36 novos postos foram inaugurados, priorizando cidades médias e pequenas fora da Região Metropolitana de São Paulo.
O Governo de São Paulo alerta que todos os serviços do Poupatempo são gratuitos. Sites e aplicativos falsos tentam se passar pelo programa para aplicar golpes, cobrando pela emissão de documentos e agendamentos. A orientação é conferir sempre se o site ou aplicativo utilizado são os canais oficiais do programa ou da Prodesp.
Papel como instrumento de cidadania
Mais do que uma ferramenta para facilitar o dia a dia, o Poupatempo atua cada vez mais como um instrumento de cidadania. O programa facilita o acesso rápido a importantes políticas públicas e campanhas sociais, consolidando-se como um dos principais canais de interação entre o governo paulista e a população.
A Prodesp segue responsável pela gestão e inovação tecnológica do sistema, garantindo a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos tanto no ambiente digital quanto nos postos de atendimento em todo o estado.
Deixe seu Comentário
0 Comentários