Publicidade

A Prefeitura de Curitiba recolheu 435,40 toneladas de lixo e resíduos deixados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nesta semana. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e deve continuar nos próximos dias.

O temporal, que provocou estragos significativos, teve picos de precipitação classificados como extremos pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Os serviços de limpeza ocorrem simultaneamente nas regionais da cidade, conforme a identificação de novos pontos afetados.

Alto Boqueirão lidera volume de resíduos

Publicidade

Dos 75 bairros de Curitiba, o Alto Boqueirão registrou o maior volume de lixo recolhido: 29,95 toneladas. Para a retirada dessa altíssima quantidade de resíduos, foram mobilizados oito caminhões e 24 funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Outros bairros também foram atendidos pelas equipes e continuam recebendo serviços de recolhimento e limpeza. A prefeitura não divulgou um ranking completo, mas confirmou a atuação em diversas áreas.

Chuva extrema em múltiplas regiões

O Simepar registrou acumulados de chuva extremos em curtos intervalos de tempo. Os bairros Boa Vista e Centro tiveram 19 milímetros de precipitação em apenas 10 minutos.

Em intervalo igualmente curto, os acumulados também foram elevados em outras regiões: Cajuru (17 mm), Portão (17,4 mm), Santa Felicidade (17,6 mm), CIC (15 mm) e Alto da XV (16,3 mm).

Trabalhos devem se estender

As operações de limpeza pública devem se estender pelos próximos dias. A estratégia da prefeitura é atuar conforme a identificação de novos locais impactados pelo temporal.

A prioridade é a remoção dos resíduos que representam risco à saúde pública ou que obstruem vias e logradouros, permitindo a normalização da cidade após o evento climático severo.