Previsão indica chuvas intensas no Norte e Nordeste nos próximos 10 dias
Canal de umidade entre regiões deve causar volumes altos durante transição para inverno amazônico
Um canal de umidade entre Norte e Nordeste do Brasil deve causar chuvas com grandes volumes nas duas regiões durante os próximos dez dias, segundo previsão da Metsul Meteorologia. O fenmeno ocorre durante a transição para o período mais chuvoso do ano na Amazônia, conhecido como inverno amazônico.
As precipitações mais intensas estão previstas para Amazonas, Acre, Sul do Pará e Tocantins. No Nordeste, os maiores acumulados devem ocorrer na região do Matopiba, compreendendo Bahia, Sul do Piauí e Sul do Maranhão.
Detalhamento por regiões
No Norte, a região passa pela transição do verão para o inverno amazônico, período entre dezembro e meados de maio que concentra 60% a 70% da precipitação anual. Os volumes devem ser especialmente altos nos próximos dias.
No Nordeste, a chuva será irregular com baixos volumes entre Alagoas e Ceará. A exceção fica por conta do Matopiba, onde os acumulados podem ser particularmente elevados na Bahia.
Previsão para outras regiões
No Centro-Oeste, as chuvas devem atingir todos os três estados, com maiores volumes no Norte de Mato Grosso e Goiás. No Mato Grosso do Sul, as precipitações ocorrerão de forma mais irregular.
No Sudeste, Minas Gerais concentrará os maiores volumes, especialmente em áreas próximas à Bahia. Nas demais localidades, a chuva será irregular com possibilidade de temporais isolados entre tarde e noite.
Na região Sul, a tendência é de chuvas em todos os três estados, porém com volumes baixos na maior parte das cidades durante o final de novembro.
Deixe seu Comentário
0 Comentários