Publicidade

A Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) foi liberada para o tráfego na manhã desta sexta-feira (16) após um alagamento que interditou o trecho na noite anterior. A informação foi confirmada pela concessionária Arteris, responsável pela via. O acúmulo de 64 milímetros de chuva em apenas 30 minutos causou o transbordamento no km 286, no sentido norte.

De acordo com a Arteris, uma terraplanagem realizada por terceiros fora da faixa de domínio da rodovia agravou a situação do alagamento. Como medida de segurança, o local foi novamente interditado na madrugada de sexta-feira para a remoção da lama acumulada.

Tráfego retomado após nova interdição

Publicidade

O trecho foi liberado inicialmente, mas precisou ser fechado novamente por volta das 8h39 desta sexta-feira para a conclusão da limpeza. A liberação definitiva ocorreu às 9h18. Durante o pico do problema, a concessionária alertou que a fila de veículos chegou a aproximadamente 42 quilômetros de extensão.

Em nota, a Arteris esclareceu: "O acumulado chegou a 64 milímetros em 30 minutos. A condição climática desfavorável ocasionou alagamento no km 286, sentido norte da BR-116. Uma terraplanagem, realizada por terceiros, fora da faixa de domínio agravou a situação".

Obras de manutenção programadas

Além do alagamento, a concessionária informou que realizará obras de manutenção do pavimento na BR-116/SP nesta sexta-feira (16). Os serviços ocorrerão entre o km 339 e o km 332, em Juquitiba, na pista sentido São Paulo.

Durante os trabalhos, que estão previstos para ocorrer entre 8h e 18h, haverá interdição parcial da faixa da direita, mantendo ao menos uma faixa liberada para o tráfego de veículos.