Semana começa com instabilidade e risco de temporais em várias regiões do Brasil
Cavado atmosférico e umidade da Amazônia provocam chuvas fortes com alertas de perigo emitidos pelo Inmet.
Áreas de instabilidade avançam sobre o Centro-Sul do Brasil nesta segunda-feira (24), provocando temporais em diversos estados. O tempo é influenciado pelo deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera, transporte de umidade da Amazônia e atuação de uma frente frio no oceano, segundo análise do Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para tempestades com volumes que podem chegar a 100 mm ao dia em várias regiões. Enquanto o Norte mantém calor e alta umidade, Sul e Sudeste registram temperaturas mais amenas.
Previsão por regiões
No Rio Grande do Sul, chuva moderada a forte atinge norte, Serra e litoral norte, enquanto o restante do estado tem tempo mais firme. Santa Catarina e Paraná registram aumento de pancadas ao longo do dia com risco de temporais à tarde e trovoadas.
No Sudeste, a umidade mantém tempo instável desde cedo em todos os estados. À tarde, os temporais se intensificam no sul e leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, com risco de chuvas fortes em toda a região.
Centro-Oeste e Nordeste
Calor e umidade mantêm pancadas de chuva em Mato Grosso e Goiás desde cedo, com intensificação à tarde. Mato Grosso do Sul tem nova formação de chuva apenas no leste. Na Bahia, pancadas moderadas a fortes continuam com risco de temporais.
Maranhão e Piauí permanecem instáveis, enquanto Ceará pode ter chuva isolada no interior. No restante do Nordeste, predomina tempo firme com umidade abaixo de 30% em áreas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e extremo norte baiano.
Alerta no Norte do país
Na região Norte, as chuvas seguem no Amazonas, Acre e Roraima com intensidade forte e risco de temporais. Rondônia, Pará e Tocantins têm pancadas que ganham força ao longo do dia, enquanto o Amapá mantém tempo mais firme.
O Inmet mantém alerta para chuvas intensas em boa parte da região Norte, onde as condições meteorológicas seguem críticas nesta segunda-feira.
Deixe seu Comentário
0 Comentários