As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2026 começam nesta segunda-feira (19) e vão até a próxima sexta-feira (23). O programa, que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior, bate recorde nesta edição, oferecendo 274.800 oportunidades distribuídas em mais de 7 mil cursos em todo o país.
Pela primeira vez desde sua criação, o Sisu passará a aceitar notas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal mudança é que o sistema considerará automaticamente a melhor nota válida do candidato entre as três últimas edições do exame (2023, 2024 e 2025). Até a última edição, apenas a nota do Enem realizado no ano anterior era considerada.
Como funciona a nova regra
Com a alteração, estudantes que não tenham feito o Enem 2025, mas tenham participado das edições de 2023 ou 2024, poderão se inscrever normalmente. O sistema identificará e selecionará automaticamente a nota que resultar na melhor média ponderada para o curso escolhido, desde que o candidato não tenha zerado a redação.
Em caso de empate entre as médias ponderadas, o critério de desempate será a edição do Enem em que o estudante obteve a maior nota em uma das disciplinas com maior peso para o curso escolhido.
Requisitos para inscrição
Para participar do Sisu 2026, é necessário ter concluído o ensino médio, ter participado de uma das edições válidas do Enem (2023, 2024 ou 2025) e não ter zerado a redação. As notas de estudantes "treineiros", que ainda não finalizaram o ensino médio, não são consideradas no processo seletivo.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site sisualuno.mec.gov.br, utilizando uma conta ativa no portal gov.br. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, definindo uma como primeira e outra como segunda opção.
Acompanhamento e próximos passos
As notas de corte parciais serão divulgadas a partir da terça-feira (20), segundo dia de inscrições. Isso permitirá que os candidatos acompanhem diariamente sua classificação e as atualizações das notas mínimas até o encerramento do prazo.
Após o período de inscrições, o resultado da chamada regular será divulgado em 27 de janeiro. Os selecionados terão entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino.