Tempestade com granizo provoca desabamentos de teto em duas faculdades da USP
Forte temporal danifica estruturas e sistemas elétricos na Cidade Universitária, mas não deixa feridos.
Uma tempestade com rajadas de vento e granizo atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (8), causando a queda de parte dos tetos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O incidente ocorreu por volta das 15h na Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista.
Não houve registro de vítimas. A Defesa Civil de São Paulo havia emitido alerta para risco de tempestades fortes em várias regiões do estado durante a tarde, incluindo a capital. Por conta da previsão da passagem de um ciclone extratropical, o gabinete de crise foi ativado no município.
Danos nas estruturas
Na FEA-USP, placas do forro do saguão da unidade conhecida como FEA 1 foram danificadas. Vidros dos corredores da fachada do prédio também sofreram avarias. Dispositivos de iluminação e cabos elétficos foram danificados pelo granizo, que invadiu algumas áreas internas.
Como medida preventiva, a faculdade orienta que as escadas sejam utilizadas para acesso às salas do pavimento superior, uma vez que a rampa está temporariamente interditada.
No caso da FFLCH, o desabamento ocorreu no prédio da Administração, onde uma parte do forro do teto cedeu. Segundo a faculdade, o ocorrido foi um evento isolado.
Alerta e estado de atenção
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos por volta das 13 horas, antes da tempestade se intensificar.
O temporal se insere em um contexto de instabilidade climática na região, com a previsão da passagem de um ciclone extratropical que motivou a ativação do gabinete de crise municipal para monitorar a situação e coordenar ações de resposta.
Deixe seu Comentário
0 Comentários